Cães idosos: cuidados a ter com o seu patudo mais velho

Os animais envelhecem, ficam mais debilitados e têm uma maior probabilidade de contrair doenças devido à sua idade, tal como os humanos. Todos nós amamos os nossos patudos. Por isso, há cuidados a ter para promover a continuação de uma boa qualidade de vida quando o seu cão já é idoso.

 

Cães idosos: cuidados a ter com o seu patudo mais velho

 

Quando posso considerar que um cão é idoso e quais as principais mudanças?

A esperança média de vida de um cão varia bastante, contudo, cada vez mais há uma maior preocupação com a saúde dos animais e eles acabam por viver mais. A determinação da altura em que um cão passa a idoso acaba por variar consoante o seu porte. Assim, um cão de grande porte pode ser considerado idosos mais ou menos a partir dos 7 anos e um cão menor pode ser considerado idoso a partir dos 10 anos.

Tal como os humanos, os patudos apresentam algumas alterações que indicam que estão a chegar a uma idade mais avançada. Assim, o seu cão pode apresentar:

  • Pêlos grisalhos pelo corpo;
  • Maior sensibilidade ao frio e calor;
  • Redução do ritmo de brincadeira;
  • Aumento do tempo de sono;
  • Apetite mais seletivo;
  • Possíveis episódios de confusão;
  • Maior dificuldade em ver e ouvir;
  • Aumento e diminuição de peso;
  • Dificuldade em se mover e aumento da dependência e carência.

Tenha atenção à alimentação do seu cão

Uma das principais coisas a que se deve prestar atenção quando se tem cães idosos é à alimentação. Quando é idoso, o seu cão deve ter uma dieta diferenciada. Os cães idosos têm um ritmo de digestão diferente e uma absorção de alimentos menor, sendo necessárias porções diárias adequadas a uma fácil digestão.

A ração para um animal idoso deve ter as vitaminas, proteínas e minerais necessários para a sua idade, mas pode sempre dar suplementos de vitaminas e cálcio ao seu animal se ele necessitar. Normalmente, as rações adequadas à idade do animal já terão as vitaminas e minerais necessários. No entanto, poderá consultar o veterinário para ver quais são as melhores rações e se os suplementos irão fazer sentido para o seu animal. Se dá comida natural desde sempre ao seu cão deve consultar o seu veterinário. Assim, vai poder ajustar a refeição do seu cão à nova fase da sua vida.

Caso o seu cão tenha menos dentes ou problemas dentários, pode apostar em alimentos mais pastosos. Uma das técnicas para a comida ficar mais pastosa é colocar um pouco de água quente na ração. Desta maneira, a comida amolece e é mais fácil de comer.

 

Cães idosos: cuidados a ter com o seu patudo mais velho

 

Estimule o exercício físico

Nesta fase da vida, os cães idosos têm tendência a dormir mais e a mexer-se menos. É muito importante que estimule o exercício físico por parte do seu patudo, já que a obesidade pode ser mais comum nesta idade pelos hábitos que o seu cão adota. Dedique algum tempo e atenção ao seu patudo. Atire aquele brinquedo que ele gosta e passeie no parque com ele diariamente.

É realmente importante que o seu patudo continue a movimentar-se, porém, deve respeitar os seus limites. Nesta fase as brincadeiras devem ser adaptadas ao novo ritmo do animal, à sua condição física e ao seu nível de energia. Procure adaptar a intensidade das atividades e a sua duração, consoante a reação do seu cão.

 

Tenha atenção à higiene dos cães idosos

Quando o cão é idoso pode ter mais preguiça em tomar banho. Todavia, não deixe dar banhos ao seu cão, é essencial  para garantir uma boa qualidade de vida. Além disso, também não se deve descuidar no que toca à saúde oral. Os dentes do seu cão começam a cair e se tiverem tártaro a dor será superior com esta idade. Deve ainda limpar as orelhas do seu patudo pelo menos uma vez por semana para evitar a otite. Essa limpeza pode ser feita com um algodão

Há cuidados extra que podem melhorar a velhice do seu animal, como é o caso da fisioterapia e acupuntura, podendo proporcionar uma velhice mais cómoda  e agradável ao seu cão.

 

Cães idosos: cuidados a ter com o seu patudo mais velho

 

Procure melhorar o dia do animal com acessórios

Para que o seu cão tenha um dia a dia mais cómodo e sem grandes riscos, pode investir em meias antiderrapantes para andar por casa, fraldas, se necessário, e tapetes antiderrapantes. Como a mobilidade dos cães idosos acaba por estar um pouco comprometida deve adaptar a altura dos comedouros, investir em rampas de acesso e evitar mudar de lugar objetos importantes para o cão. Algo que também facilita o dia a dia do patudo é manter o seu lugar de repouso  próximo do local onde come e bebe. Deve também facilitar o acesso ao local onde o cão faz as necessidades.

Os cães idosos são mais sensíveis às mudanças de temperatura. Por isso, tente manter os locais que o animal frequenta arejados, mas longe de correntes de ar e sem contacto muito direto com o sol. Isto poderá evitar problemas de saúde, que são mais perigosos nestas idades.

 

Convivência com outros animais

Não force a convivência do seu cão com outros cães, principalmente mais jovens. Tem de ter em conta que o seu cão é idoso e não terá a mesma mobilidade que tinha quando era jovem. Isto faz com que seja difícil de acompanhar os cães mais jovens. Além disso, o seu cão pode ficar mais stressado, cansado e reagir negativamente. Nesta fase da vida é importante dar espaço ao seu patudo quando ele necessita.

 

Os animais envelhecem, ficam mais debilitados e têm uma maior probabilidade de contrair doenças devido à sua idade, tal como os humanos. Todos nós amamos os nossos patudos e, por isso, há cuidados a ter para promover a continuação de uma boa qualidade de vida quando o seu cão já é idoso.

 

Vá ao veterinário com frequência

Como os cães idosos são mais suscetíveis a doenças, deve levar o seu patudo ao veterinário de 6 em 6 meses para verificar se está tudo bem e se é necessário mudar algo na sua rotina. Além disso, deve verificar se a vacinação está sempre em dia. Se o veterinário sentir que para bem do seu cão deve ir mais vezes ao consultório, siga a recomendação.

Dê carinho e tenha paciência

O carinho e a paciência são essenciais nesta fase da vida do seu cão. Procure dar-lhe atenção sempre que possível e seja paciente com as dificuldades do seu cão. Entenda que ele está a entrar numa nova fase da sua vida e também tem de se ambientar a ela.

Se o seu cão tiver momentos de confusão ou caso faça necessidades em locais onde não é suposto, lide com a situação com paciência e compreensão. É necessário demostrar apoio ao seu patudo, mesmo sem perder a firmeza. Desta forma, poderão continuar a passar ótimos momentos juntos!

Deixe um comentário