Qual a melhor idade para a esterilização ou castração?

É comum ouvirmos que a esterilização ou castração tem benefícios para os nossos animais. Mas qual é a idade ideal para recorrermos a estas cirurgias?

 

Qual a melhor idade para a esterilização ou castração?

 

Lina Costa, médica veterinária na CLILEGRE – Hospital Veterinário de Portalegre e docente no Instituto Politécnico de Portalegre, analisa a melhor idade para castrar ou esterilizar os animais.

 

A gonadectomia (remoção cirúrgica de ovários e testículos, i.é., esterilização ou castração) apresenta em simultâneo benefícios e riscos. Em particular no cão, onde parecem existir mais potenciais riscos que no gato.

Na maioria dos animais, os benefícios são claramente superiores aos riscos. Mas devem considerar-se alguns fatores na hora de decidir a melhor idade para castrar o seu animal. Devendo sempre aconselhar-se junto do seu médico veterinário.

Este artigo pode ajudar a elucidá-la(o) e decidir a melhor idade para esterilizar um cão de determinada raça.

Os estudos científicos e a literatura da área são unânimes. Consideram que existem vários fatores a ter em conta na hora de definir a melhor idade de castração/esterilização, especialmente em cães.

Nos gatos, as evidências científicas sugerem que a gonadectomia é mais segura em gatos de qualquer idade acima das 6 semanas.

Uma vez que os gatos de ambos os sexos ganharão excesso de peso após a castração, é crucial mantê-los numa condição corporal média e saudável. Evitando problemas endócrinos associados à obesidade como a Diabetes e problemas ósseos, principalmente ao nível da articulação coxo-femoral (bacia).

No cão, a idade para castração/esterilização está menos clarificada e definida. Uma vez que a longevidade aumenta nos cães esterilizados, e uma vez que doenças graves e que podem colocar em risco a vida do animal (neoplasia mamária, piómetra, abcessos prostáticos, etc.) podem ser evitados com a castração, estes benefícios parecem sobrepor-se à preocupação sobre outras doenças que ocorrem menos frequentemente.

Se possível, as fêmeas não devem ser esterilizadas antes de completarem os 3-4 meses de idade. O objetivo será evitar um risco acrescido de incontinência urinária. Para a maioria das raças, a literatura sugere ser mais seguro castrar cães machos a qualquer idade acima das 6-8 semanas de idade.

 

ESTERILIZAÇÃO E CASTRAÇÃO DE ACORDO COM A RAÇA


Qual a melhor idade para a esterilização ou castração?

 

Exceções a estas linhas orientativas incluem a preocupações relativamente a:

  • Aparecimento de osteossarcoma (tumor maligno e altamente agressivo dos ossos longos) em raças gigantes – ex. rottweiler.
  • Possibilidade de desenvolvimento de displasia da anca em golden retrievers machos.
  • Rotura do ligamento cruzado anterior (na articulação do joelho) em ambos machos e fêmeas golden retrievers.
  • Linfoma em golden retrievers macho, quando castrados precocemente.

Nestas raças, os veterinários recomendam realizar a castração após 1 ano de idade.

No caso particular das fêmeas golden retrievers a ovariohisterectomia deve ser realizada antes do ano de idade. O objetivo é tentar reduzir o risco de hemangiossarcoma e mastocitoma (tumores malignos dos vasos e pele respetivamente).

O cão macho labrador retriever pode ser castrado aproximadamente aos 2 anos de idade. Terá assim menor risco de desenvolvimento de displasia do cotovelo e doença do ligamento cruzado anterior. Embora cães castrados entre os 6 e 11 meses de idade apresentam risco idêntico para ambas as doenças ortopédicas, que cães inteiros.

A fim de reduzir o risco de displasia da anca nas fêmeas labrador retriever, a ovariohisterectomia pode ser realizada aos 2 anos de idade.

É necessária mais investigação nesta área em particular nas especificidades de cada raça de cão e relativamente às doenças relacionadas com predisposição racial e a idade para esterilização.

 

Referência bibliográfica: Howe, L. (2015) Current perspectives on the optimal age to spay/castrate dogs and cats. Volume 2015:6 Pages 171—180. DOI https://doi.org/10.2147/VMRR.S53264.

Comment List

  • Giovana 11 / 09 / 2020 Reply

    Gostaria de saber com quantos meses devo castrar a minha cachorrinha fêmea ela vai fazer 5 meses dia 14/09/2020

    • Marta Sousa 12 / 10 / 2020 Reply

      olá! Recomendamos consultar o veterinário que segue a sua cachorra.

Deixe um comentário