Jack Russell Terrier – Tudo sobre a raça

Vamos dar-lhe a conhecer alguns pormenores sobre a raça que cada vez mais entra em casa das famílias portuguesas. Jack Russell Terrier, o cão alegre e corajoso que conquista quem o conhece.

 

Jack Russell Terrier – Tudo sobre a raça

 

CARACTERÍSTICAS DO JACK RUSSELL


Porte: Pequeno

Altura: De 25 a 30 cm

Peso: 4 kg a 7 kg

Esperança média de vida: Cerca de 13 anos

Agressividade: Baixa

Atividade física: Intensa

Cor: Cor predominante o branco e manchas pretas e/ou castanhas

Pelagem: Liso ou cerdoso

Treino e Aprendizagem: Facilidade para donos com alguma experiência

Obediência: Médio

 

PERSONALIDADE DO JACK RUSSELL


Características da Raça Jack Russell Terrier

 

O Jack Russell preenche e anima os dias de qualquer família, mas é necessário dedicar bastante tempo e paciência aos pequenotes. Muito ativo, afetivo, cheio de personalidade e sempre pronto para brincar. Corridas e perseguições são as suas brincadeiras favoritas.

É importante dedicar-lhe a atenção necessária para gastar as suas energias com brincadeiras e passeios, estimulando-o fisicamente. Podem também demonstrar ser teimosos, necessitando de limites desde cedo.

Por ter um forte instinto de caça, o convívio com gatos ou outros animais pequenos pode ser problemático, caso não tenha sido feita uma boa socialização desde pequeno. Alguns donos com menos experiência em educar cães podem ter alguma dificuldade em controlar estes pequenotes, sendo importante iniciar os treinos desde cedo.

São cães bastante inteligentes, destemidos, energéticos, ágeis, brincalhões e apegados aos donos.

O seu porte pode induzir em erro aqueles que procuram um cão de colo. Embora pequeno, a sua energia inesgotável e procura constante por brincadeira, afastam-no do clássico cão de pequeno porte.

Na hora do treino, lembre-se que o Jack Russell é um cão inteligente, persistente e muito teimoso. Aprende facilmente mas os seus treinos requerem paciência, pulso firme e reforço positivo.

 

SAÚDE DO JACK RUSSELL


Jack Russell Terrier – Tudo sobre a raça

 

Os Jack Russell são geralmente cães saudáveis, mas tal como em outras raças, estão propensos a certas doenças. Não quer dizer que todos os Jack Russell tenham as doenças que iremos mencionar, mas é importante estar atento a determinadas patologias.

Caso pretenda adquirir um cachorro consulte um bom criador que lhe apresente o historial médico e exames dos progenitores.

As doenças mais comuns são:

  • Displasia coxofemoral
  • Luxação patelar
  • Necrose asséptica da cabeça femoral
  • Problemas oftalmológicos como o glaucoma
  • Surdez
  • Dermatite
  • Obesidade
  • Problemas neurológicos

 

CRIANÇAS E OUTROS ANIMAIS


Os Jack Russell são cães amorosos e afetuosos que se dão bem com crianças mais velhas que estejam habituadas e saibam lidar com cães. Não são adequados para famílias com crianças pequenas, podendo reagir mal quando manipulados de forma incorreta.

Deverá ensinar desde cedo as crianças a interagir com animais, devendo ensinar como se devem aproximar e tocar nos animais. Quando estão juntos deve sempre supervisionar por forma a evitar mordidelas e que se puxem orelhas ou caudas.

Não se esqueça de relembrar com frequência as crianças de que não se devem aproximar dos cães enquanto dormem ou comem, nem tirar-lhes a comida.

Alguns Jack podem ser agressivos com outros cães, sobretudo com cães do mesmo sexo.

O seu instinto de caça pode também colocar em perigo animais pequenos ou gatos.

 

DICAS


Jack Russell - características da raça

 

  • Uma vez que são bastante ativos e curiosos, é importante mantê-los ocupados e não os deixar muitas horas sozinhos, caso contrário vão acabar por descarregar as energias lá por casa, podendo escavar buracos ou atacar os móveis e outros objetos.
  • Se é uma pessoa sedentária ou com pouco tempo para o seu cão, esta não é a raça indicada para si.
  • A sua dedicação e afeto pelo dono pode torná-los bastante protetores e ciumentos, deverá ter estes aspetos em atenção para não os deixar exceder os limites, não respeitando seu espaço.
  • Cuidado com o ladrar excessivo. O Jack Russell é um ótimo cão de guarda, avisando sempre que ouve qualquer ruído. Para que não incomode nem a si nem aos seus vizinhos, deverá ensiná-lo desde cedo a não ladrar de forma excessiva, sempre através de reforço positivo.

 

ORIGEM DO JACK RUSSELL


Características da Raça Jack Russell Terrier

 

A raça Jack Russell Terrier foi desenvolvida por John Russell através do cruzamento da sua cadela Terrier, chamada Trump, com cães de raça Beagle e outras, com o objetivo de criar o melhor caçador de raposas.

Uma das raças que deu origem ao Jack Russell Terrier foi o Old White English Terrier, desenvolvendo-se uma raça apaixonada por perseguir raposas e ideal para entrar nas suas tocas, devido a serem animas ágeis, compactos e compridos.

Deixe um comentário