Ter um animal de estimação: benefícios para a saúde

Os animais podem ser nossos companheiros, evitar a solidão e até melhorar a nossa saúde. Ter um animal de estimação pode melhorar a nossa saúde física e mental. Fique a saber como neste artigo.

Ter um animal de estimação: benefícios para a saúde

Diminuem o risco de alergias

Pode parecer controverso, já que se associa o pelo dos animais à existência de alergias. No entanto, parece que isso nem sempre acontece, e os animais até podem ajudar neste problema. Um estudo do Journal of Allergy and Clinical Immunology afirma que, sobretudo no caso das crianças, a exposição a sujidades e componentes alergénios no pelo do animal fortalece o sistema imunitário e acaba por reduzir o risco de alergias e asma.

Melhoram a nossa condição de saúde

Um animal de estimação pode melhorar vários aspetos da nossa saúde. Primeiramente, conviver com um animal pode reduzir o risco de doença cardíaca, tal como o Instituto Baker Medical Research, na Austrália, demonstrou. Na pesquisa feita, os donos de animais de estimação tinham valores de pressão arterial, de triglicéridos e de colesterol abaixo daqueles que não tinham qualquer animal de estimação.

Em segundo lugar, a recuperação depois de um enfarte agudo do miocárdio tornava-se melhor e mais rápida com um incentivo à atividade física por ter de passear o seu animal e brincar com ele. Por fim, um animal de estimação pode levar a um efeito analgésico de dores crónicas, como é o caso das enxaquecas e artrite.

Ter um animal de estimação: benefícios para a saúde

Diminuem o nosso stress e ansiedade

Ao nível da saúde mental, interagir com um animal pode ter diversos benefícios. A diminuição do stress e ansiedade é um deles. A interação com o patudo leva a uma maior produção de dopamina, serotonina e neurotransmissores que estão ligados a uma sensação de prazer. Além disso, possuem propriedades calmantes. O simples ato de dar festinhas, brincar com um animal ou passeá-lo pode ajudar em qualquer situação de stress.

Tomemos o exemplo de pacientes com Alzheimer. Aqueles que têm um animal de estimação acabam por lidar melhor com as suas crises de ansiedade.

Ter um animal leva ainda a uma menor probabilidade de desenvolver depressão. Pode ainda evitar o isolamento social, principalmente para os mais idosos. Ao ter um patudo, é necessário fazer passeios diários e isso leva as pessoas a sair de casa, gerando um efeito antidepressivo

Melhora a condição física

Quando se tem um animal, principalmente um cão, é necessário levá-lo à rua diariamente. O facto de sair de casa para uma caminhada, ajuda a perder calorias e a manter uma boa forma.

Todavia, não é só os passeios que impulsionam a nossa atividade física. Os animais de estimação têm bastante energia e ao acompanharmos as suas brincadeiras e correrias acabamos por exercitar o nosso corpo. Isto interfere bastante com a nossa saúde, diminuindo a possibilidade de ficar obeso, segundo o  National Institute of Health (NIH) .

Este incentivo à atividade física também tem impacto no crescimento dos mais novos numa época em que os dispositivos móveis estão muito presentes no seu dia a dia. O American Journal of Public Health, apurou que crianças que tinham cães em casa dedicavam mais tempo a fazer atividade física moderada do que aquelas que não tinham.

Ter um animal de estimação: benefícios para a saúde

Ajudam-nos a fazer amigos

Ao passear no parque há sempre pessoas que vão pedir para fazer uma festinha ao nosso cão. Por outro lado, poderão também ter um cão que acaba por interagir com o nosso. Ora isso leva a que as pessoas parem e acabem por interagir consigo. Isto pode proporcionar um simples convívio no momento ou até ao começo de uma nova amizade.

Quando se está a conhecer novas pessoas, um dos temas que pode quebrar o gelo é definitivamente o nosso animal de estimação. Quem não gosta de falar um pouco sobre gatos e cães e o quão fofos eles são? Ter um animal de estimação promove assim a nossa socialização. Tudo isto acaba por ser benéfico para a nossa saúde mental.

Ajudam a detetar doenças

Os cães podem ajudar a identificar doenças através do faro. Isto pode acontecer no caso do cancro e em episódios de hipoglicemia, através de sinais do comportamento do seu dono. Muitos cães podem ser treinados para fazer estas descobertas, ajudando a identificar problemas de saúde a tempo.

O simples ato de dar festinhas, brincar com um animal ou passeá-lo pode ajudar em qualquer situação de stress.

Deixe um comentário