Introdução


Os primeiros-socorros em cães e gatos, podem ser determinantes para garantir a segurança do animal.

O conhecimento de atuação em caso de emergência ou de pequenos acidentes, é essencial a qualquer pessoa que cuide de animais.

Dada a importância do tema, a Zoowish estabeleceu uma parceria com o Hospital Veterinário de São Bento, para que qualquer pessoa em contacto com animais, possa receber informação essencial através de profissionais da área.

 

Objetivo


O presente workshop de primeiros-socorros em cães e gatos, visa transmitir o conhecimento necessário para que os participantes sejam capazes de atuar, até à chegada de um profissional de saúde,  prestando cuidados primários e de estabilização do animal.

 

Programa


Entre outros temas, serão abordadas as seguintes situações, nas quais serão analisados os aspetos envolvidos e exemplificados os procedimentos a realizar:

  1. Feridas simples e graves;
  2. Acidentes; fraturas;
  3. Intoxicações: alimentos e medicamentos/produtos tóxicos e como atuar;
  4. Choques térmicos; dificuldades respiratórias;
  5. Convulsões, distocia, reações alérgicas, hemorragias, sincope por hipoglicemia;
  6. Sinais de alarme: quando pedir ajuda a um profissional;
  7. Lista de compras para manter o estojo de primeiros socorros completo;
  8. Como manipular um animal com dor;
  9. Como medir os sinais vitais.

 

Metodologia


O workshop terá a duração de 7 horas e será apresentado por elementos da equipa do Hospital Veterinário de São Bento, com experiência em urgências hospitalares.

Será essencialmente expositivo, sendo que alguns procedimento poderão ser demonstrados e exemplificados com a ajuda da participação dos próprios formandos.

Destinatários


O presente workshop destina-se a todos os tutores de cães e/ou gatos e a cuidadores de animais como: dog walkers, pet sitters, tratadores, enfermeiros veterinários, auxiliares veterinários, treinadores, voluntários.

 

Certificação


Os participantes recebem um certificado de participação.

 

Observações


A realização do programa nas datas previstas está condicionada a um número mínimo de inscrições. No caso do seu adiamento, os participantes inscritos poderão optar entre a manutenção da inscrição ou a devolução do valor pago.