A incontinência urinária é um problema comum em cães, especialmente em cães mais velhos e fêmeas esterilizadas. Assim , é importante apurar as causas e tratar devidamente o problema, visto que, retira qualidade de vida ao nosso patudo.
Existem várias causas possíveis de incontinência urinária em cães, incluindo:
- Fraqueza muscular: A incontinência urinária pode ocorrer se os músculos que controlam a micção estiverem fracos ou danificados. Isso pode ser causado por lesões, doenças neurológicas, idade avançada ou outros fatores.
- Infecções do trato urinário: As infecções do trato urinário podem irritar a bexiga e assim causar incontinência urinária.
- Anormalidades congénitas: Em alguns casos, pode ser causada por anomalias congénitas, como uma uretra ectópica (quando a uretra não se abre na posição normal).
- Obstruções: Obstruções do trato urinário, como pedras na bexiga.
- Doenças hormonais: Algumas doenças hormonais, como hipotiroidismo, podem causar incontinência urinária.
Há alguns fatores de risco que devemos ter em atenção, como por exemplo:
- Fêmeas esterilizadas têm maior risco de incontinência urinária do que machos não castrados.
- Raças de cães maiores e mais velhos têm maior probabilidade de desenvolver esta condição.
- Cães com problemas de saúde subjacentes, como obesidade, diabetes, doença renal ou lesões da coluna vertebral, podem estar em maior risco de apresentar este problema.
Diagnóstico
O veterinário pode diagnosticar a incontinência urinária em cães com base numa combinação de exames físicos, historial médico e exames de laboratório. O profissional pode realizar ainda testes de urina, como uma análise de urina e cultura de urina, de forma a descartar outras condições. Caso o médico não tenha a certeza da causa pode, também, realizar testes neurológicos ou radiografias para avaliar possíveis lesões ou danos na coluna vertebral ou no sistema nervoso.
Tratamento
O tratamento da incontinência urinária em cães depende da causa subjacente. Assim, o tratamento pode incluir medicamentos para fortalecer os músculos da bexiga, terapia hormonal, cirurgia ou acompanhamento da causa subjacente. Se achar que seu cão está a apresentar sintomas de incontinência urinária, é importante levá-lo a um veterinário para avaliação e tratamento.
Uma solução para lidar com o problema, pode ser usar fraldas ou resguardos para proteger a casa das perdas de urina. Mas também, aumentar a frequência dos passeios diários e assegurar que a zona genital está sempre limpa para prevenir infeções.
Comentários
Nenhum comentário