Cão sem apetite: 7 razões para que isso aconteça

Quando o seu cão fica sem apetite, as razões podem ser das mais variadas. Deve estar atento e tentar perceber o que está a provocar a falta de apetite. O facto do seu cão não comer nem sempre está relacionado com problemas de saúde, no entanto, também pode estar. Fique a saber o que se pode passar com o seu cão, os sinais e como agir.

 

Cão com ar triste sem apetite com tijela à frente

1. Stress

Em primeiro lugar, situações de muito stress e ansiedade podem mexer com o apetite do animal, podendo fazer com que não coma. Tomemos o exemplo de situações que podem deixar o patudo nervoso, como mudar de casa, ter medo em relação a uma situação, pessoa ou objeto ou ainda a perda de um familiar. Esteja atento e procure despertar o apetite do patudo deixando-o o mais confortável possível e até alternando a ração seca habitual com uma ração húmida, para o encorajar a comer mais.

 

2. Comportamentos da rotina

Muitas vezes, mudar o local da refeição do animal ou até a taça, pode ser uma razão para ter um cão sem apetite, estranhando a mudança na rotina.

No que toca a rotina e hábitos, o mesmo acontece se o cão estiver habituado a uma certa ração e seja confrontado de repente com uma nova. A mudança repentina da alimentação pode fazer com que o patudo não queira comer. Neste caso, o cão até pode ter fome, mas acaba por estranhar a comida.

Para evitar que o patudo deixe de comer nestas situações, faça estas mudanças de maneira gradual, principalmente a de alimentação. Ao fazer isto evita não só estes problemas, como também problemas de saúde, como diarreias.

No fundo, esta rejeição da ração tem a ver com a rotina do patudo. Os exemplos acima mostram como a rotina pode mexer com o apetite ou hábitos alimentares do animal, sem que esteja doente.

 

Cão com tijela ao lado

3. Dar alimentos além da ração regularmente

Se a uma determinada hora der sempre um snack, uma guloseima ou até  “restos” da sua comida, o cão pode procurar “guardar a sua fome” para comer a refeição pela qual espera. Por um lado, tornar uma guloseima ou snack como rotina, pode ser um mau hábito, pois provocará este efeito de espera pelo alimento mais atrativo. Por outro lado, dar da nossa comida ao cão, pensando que é um prémio é algo a evitar.

Além de poder levar à rejeição da sua ração, dar “restos” da nossa comida pode ser prejudicial para a saúde do seu cão. A comida humana tem muitos temperos e alimentos que podem ser tóxicos para o cão, o que pode levar a diversos problemas de saúde, como intoxicações.

Uma vez que o patudo esteja habituado à sua comida, não é fácil de reverter este hábito. O processo pode durar podendo durar semanas. Em adição, o cão pode ter maus comportamentos como bater no prato da ração e até cuspir a própria ração.

Todavia, caso já tenha esse hábito, pode contar com 3 soluções:

  • Ser firme e coerente, cortando qualquer alimento que vá além da ração, mesmo que o cão a continue a rejeitar. Pode ser difícil ver o seu cão sem comer, mas eventualmente deixará de rejeitar a comida. Este processo resulta a longo prazo.
  • Trocar a ração seca habitual por outra. Esta troca poderá conquistar o seu cão com novos sabores.
  • Optar pelo alimento húmido ou semi-húmido e eventualmente ir alternando a longo prazo com ração seca.

4. Problemas de saúde

Tal como as pessoas, os cães quando estão febris podem perder o apetite devido ao desconforto e mal-estar que sentem. Esta é uma das razões pela qual deve ficar atento à alimentação do seu cão. Deixar de comer pode ser um sinal de que o cão está doente. Se o seu cão tem perdido o apetite, pode verificar se ele tem febre através da medição da temperatura corporal. Para o fazer, deve introduzir o termómetro com cuidado com vaselina no ânus. É importante que aprenda a técnica com um profissional para não magoar o animal. Se é a sua primeira vez a medir a temperatura, pode sempre ir ao veterinário e fazer lá a medição.

Além disso, doenças do aparelho gastrointestinal podem igualmente diminuir o apetite do seu cão. No entanto, neste caso, a diminuição de apetite é acompanhada de náuseas, diarreia e vómitos. Em adição, infeções no aparelho respiratório podem causar obstrução das narinas e reduzir o olfato do cão, o que leva a perder o apetite. Desta forma, o cão não irá sentir tão bem o alimento e pode não ter o apetite habitual.

No geral, é importante estar atento a sintomas como vómitos, diarreias, apatia e entre outros sinais anormais. A identificação dos sintomas pode ajudar o médico veterinário no diagnóstico.

 

Cachorrinho no veterinário

5. Obstruções do aparelho digestivo

A obstrução digestiva pode ser mais recorrente do que imagina. Os cães ingerem várias coisas, por vezes quase tudo o que vêm à frente e, especialmente cachorrinhos, podem ficar obstruídos por objetos que não deviam abocanhar. Se notar comportamentos estranhos e falta de apetite, não hesite em levar o seu cão ao veterinário. E importante que o objeto que provocou a obstrução seja retirado.

6. Problemas na boca

Se o seu cão tiver algum problema na boca que lhe cause dor ou desconforto na mastigação, como uma infeção do dente ou das gengivas, irá deixar de comer ou irá preferir alimentação mais mole que não o leve a mastigar. Uma das formas de identificar problemas nas gengivas é o desconforto e desagrado que o cão pode demostrar a mastigar. Se notar que o seu cão tem dificuldade em mastigar, leve-o ao médico veterinário para que se possa tratar a gengivas do patudo.

 

Cão sem apetite

7. Medicação

Se o seu cão estiver medicado, alguns tipos de medicamentos podem causar náuseas e falta de apetite. Caso o seu animal esteja a tomar alguma medicação e deixar de comer, é importante questionar o seu médico veterinário se pode ser devido ao medicamento, de modo a poder arranjar uma solução, como uma troca de medicação para a ajudar o patudo nesse aspeto.

Estas foram assim 7 possíveis causas da perda de apetite dos cães e há várias maneiras de tentar resolver os problemas, no entanto, levar o patudo ao médico veterinário é das melhores opções, porque nem todas as causas de perda de apetite ou do evitar comer são facilmente identificáveis pelos tutores. No veterinário o animal pode ser devidamente analisado, identificado o problema e ser bem medicado se necessário.

 

Deixe um comentário