12 Alimentos perigosos para o seu cão

Saiba quais são os alimentos perigosos para o seu cão e que deverá ter cuidado para este não os ingerir.

 

12 Alimentos perigosos para o seu cão

 

Considerados os melhores amigos do Mundo por muitos, os cães são a alegria e a companhia de muitos donos. Embora os vejamos como membros da família, é preciso ter cuidado com o acesso à cozinha e com a comida que tanto gostamos de partilhar com eles, pois existem muitos alimentos perigosos.

É difícil resistir àqueles olhinhos sedutores e ver a baba a escorrer, mas se realmente se preocupa com a saúde, tem de cortar nos alimentos perigosos.

Infelizmente os nossos cães não conseguem distinguir o que é bom ou mau para eles e algo que estamos habituados a comer e nos parece totalmente inofensivo, pode ser perigoso e até mesmo fatal para eles.

Ao conhecermos os alimentos perigosos que são proibidos para eles, podemos retribuir todo o amor que recebemos e protege-los, eliminando da sua dieta e do seu alcance todos os perigos.

 

LISTA DE 12 ALIMENTOS PERIGOSOS PARA O SEU CÃO

  • Uvas
  • Passas
  • Cebola
  • Cebolinho
  • Alho
  • Abacate
  • Chocolate
  • Xilitol
  • Nozes de macadâmia
  • Pão cru
  • Álcool
  • Sal

 

1. UVAS E PASSAS


alimentos perigosos para o seu cão

 

As uvas e passas são bastante perigosas para os animais, podendo causar falência renal, insuficiência hepática, vómitos e diarreia. Uma pequena quantidade pode afetar o seu cão. Não arrisque a vida do seu amigo, mantenha-as longe dele.

 

2. ALHO, CEBOLA E CEBOLINHO


alimentos perigosos para o seu cão

 

Costuma cozinhar com estes ingredientes? Caso o seu cão ingira alimentos temperados com estes ingredientes pode ficar com anemia e levar ao aparecimento de sangue na urina. O alho, a cebola e o cebolinho contêm na sua composição uma substância que causa a destruição dos glóbulos vermelhos, podendo afetar gravemente o seu animal, levando a uma transfusão de sangue, em casos de anemia grave.

 

3. ABACATE


alimentos perigosos para o seu cão

 

Sempre o viu como um ótimo fruto para si, mas não podemos dizer o mesmo para o seu cão. Os abacates contêm uma substância que embora seja inofensiva para os seres humanos que não são alérgicos, é altamente tóxica para muitos animais. A sua ingestão pode provocar reações como vómitos, diarreia, dificuldades respiratórias e acumulação de fluídos no peito, coração e abdómen.

 

4. CHOCOLATE


alimentos perigosos para o seu cão

 

São conhecidos vários acidentes com cães que atacam tablets inteiras de chocolate. Esconda os doces lá de casa, a tentação deles é tão grande como a nossa. O chocolate contém uma substância que mesmo em quantidades reduzidas pode provocar excitação, nervosismo, diarreia, vómitos, paragens cardíacas e convulsões, que podem levar à sua morte.

 

5. XILITOL


alimentos perigosos para o seu cão

 

O xilitol é um adoçante natural sem açúcar que pode ser encontrado em pastilhas elásticas, produtos de higiene oral, gomas e alguns doces e bolos. Esta substância pode causar aumento da insulina levando à diminuição dos níveis de açúcar no sangue, podendo causar insuficiência hepatica. Numa fase inicial os sintomas são: vómito, letargia, perda de coordenação no movimento e convulsões.

 

6. NOZES DE MACADÂMIA


alimentos perigosos para o seu cão

 

A ingestão deste alimento pode ser fatal para o seu amigo, mesmo em pequenas quantidades. Os sintomas podem ser vómitos, tremores musculares, fraqueza, paralisia dos membros posteriores, aumento da temperatura corporal e da frequência cardíaca. Lembre-se que estas nozes também podem estar em chocolates, agravando os sintomas.

 

7. PÃO CRU


alimentos perigosos para o seu cão

 

A ingestão de massa não cozinhada pode ser perigosa para o seu animal. A massa crua ao fermentar e inchar pode provocar a acumulação de gases no sistema digestivo, provocando dores e até mesmo levar à rutura do estômago ou intestinos.

 

8. ÁLCOOL


alimentos perigosos para o seu cão

 

Bebidas ou alimentos que contenham álcool são prejudiciais para o seu cão. O álcool pode afetar o fígado e o cérebro do seu amigo, podendo causar vómitos, diarreia, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até morte.

 

 9. SAL


alimentos perigosos para o seu cão

 

Pode ser tentador mas não é boa ideia partilhar batatas fritas ou alimentos com sal com o seu patudo. O excesso de sal pode provocar sede excessiva e intoxicação com sintomas como vómito, diarreia, tremores, depressão, convulsões, aumento da temperatura corporal, podendo levar à morte.

Se cozinhar para o seu cão, não adicione sal.

Agora que sabe alguns dos alimentos perigosos para o seu amigo, mantenha-os fora do seu alcance. Em caso de ingestão acidental contacte um Médico Veterinário para que possa receber as indicações do que deverá fazer.

Deixe um comentário