Animais agitados: como lidar com as festividades

Nas épocas festivas que se avizinham, como o Natal e a Passagem de Ano, há muito mais barulho e pessoas do que é habitual nos nossos lares. Isto pode fazer com que tenha os animais mais agitados. Fique a saber as melhores formas de contornar esses problemas e para preparar o seu animal para as festividades.

 

Animais agitados: como lidar com as festividades

 

Mantenha o seu animal num local seguro e acolhedor

Durante as festividades costumamos receber pessoas em casa, algo que é novo para o  animal no seu espaço. Muitos cães e gatos podem sentir que o seu território está a ser invadido. Procure dar espaço ao seu animal para que escolha onde pretende estar. Se ele preferir afastar-se da confusão, dê-lhe esse espaço. O importante é que se sinta confortável e seguro. Normalmente, isto acontece muito mais com gatos, sendo animais mais propícios ao stress. Porém, a agitação e barulho fora do normal não faz bem a nenhum animal. Toda esta euforia de ter várias pessoas reunidas ou o medo da confusão, pode deixar os animais agitados.

Pode também usar um novo brinquedo para que o animal concentre a sua atenção no objeto. Assim, ficará entusiasmado e poderá adaptar-se melhor ao que se passa em casa, fazendo-o sentir mais calmo.

 

Mantenha a rotina do animal ao máximo

Uma rotina é importante para qualquer ser vivo, incluindo os animais. O estabelecimento dela é essencial para o bem-estar físico e psicológico do patudo e as festividades são uma quebra nessa rotina. Assim, é natural que sinta os animais agitados e que se sintam estranhos face à presença de mais pessoas.

Para que o seu patudo se adapte melhor a estas festividades, é importante procurar manter a rotina ao máximo. Pode fazer isto ao dar comida ao seu animal às horas habituais, procurar manter os passeios e o carinho e atenção que costuma dar.

 

Animais agitados: como lidar com as festividades

 

Mantenha objetos perigosos fora do alcance do seu animal

Durante as festividades, pode não conseguir prestar tanta atenção ao que o seu patudo está a fazer. Deste modo, é importante procurar manter as decorações de Natal e possíveis objetos perigosos fora do alcance do animal. Existem diversas coisas que podem acontecer, desde se magoar em algum enfeite a ter uma intoxicação devido a uma planta que costuma ter exposta no Natal. Naturalmente, uma ocorrência destas irá deixar os animais agitados. Para que o seu Natal corra bem, deve ter em atenção estes aspetos para o proteger e impedir que se sinta agitado. Pode ficar a saber mais sobre intoxicação dos animais no artigo “Intoxicação de animais: sintomas, causas e tratamento”.

Ainda quanto às decorações, de modo a que não acabe com a sua árvore de Natal no chão durante a sua festa, procure, principalmente no caso do gato, coisas que possam substituir o seu desejo de se aproximar da árvore. Tome como exemplo as prateleiras para gatos, que satisfazem o seu instinto de trepar.

 

Cuidado com a alimentação

Há alimentos que são totalmente proibidos para os animais e podem levar a intoxicações e até à morte, algo que pode também explorar no artigo mencionado acima. Caso o seu animal tenha uma reação a algum alimento, ele ficará agitado e os seus festejos não correrão como planeado. Para que não tenha surpresas desagradáveis, deve ter atenção a tudo o que pode cair no chão e avisar os seus familiares para que não alimentem o patudo. No meio da festa, com toda a euforia e confusão, pode parecer difícil estar sempre atenta ao seu animal, mas é importante para que corra tudo bem.

 

Animais agitados: como lidar com as festividades

 

Atenção ao fogo de artifício

O fogo de artifício é algo que pode deixar os animais agitados e é bastante prejudicial para eles. Perante o barulho intenso do fogo de artifício, os animais podem apresentar stress extremo. Este stress pode causar tremores, taquicardia, vocalizações, latidos, e em casos extremos convulsões, paragens cardiorrespiratórias e morte. Além disso, o animal pode ainda fugir de casa e correr pelas ruas desorientado, correndo o risco de ser atropelado, bater em portões, ou até mesmo saltarem de janelas. Desta maneira, deve isolar ao máximo o seu lar, fechando portas e janelas para que diminua a intensidade do barulho.

Caso o animal acabe por fugir para debaixo de um móvel, não o tente retirar de lá se não for um local perigoso. O animal deve sentir-se confortável para sair. Também não tente chamar por ele, já que isso irá stressá-lo mais. Tente agir sempre de forma natural com o patudo para transmitir que nada de especial está a acontecer, brinque com ele, dê mimos. Evite também medicar o animal porque com a agitação o corpo pode não reagir da melhor maneira.

Se o seu cão ou gato sofrer de doença cardíaca, tenha especial atenção. Para saber lidar melhor com estes casos deve falar com o veterinário e chamá-lo caso tenha situações dessas.

 

Deixe um comentário