Cães bebés: cuidados a ter

Os primeiros anos de vida dos cães bebés são dos mais importantes para a sua saúde e o seu comportamento. Deste modo, há diversos cuidados a ter em conta, fica a saber quais!

 

Cão bebé no cesto de uma bicicleta

 

Levar ao veterinário

Um cão bebé, deve ser levado ao veterinário desde o início da sua vida, a fim de saber como irá proceder a sua vacinação, verificar a sua saúde e colocar questões pertinentes.

As primeiras vacinas que um cão recebe são muito importantes, tendo em conta que certos microrganismos podem ser muito prejudiciais e levar até à morte do cão. As vacinas estabelecem assim anticorpos para que possa, por exemplo, passear sem qualquer perigo.

A administração das vacinas depende do aconselhamento do médico veterinário. Se é o seu primeiro patudo, deve procurar o melhor veterinário com base na localização, no estado das instalações e variedade de serviços prestados. Além de ser importante para determinar a vacinação do patudo, o médico veterinário poderá analisar os dentes, recomendar uma boa alimentação, e verificar anormalidades. Isto garante que os cães bebés crescem com saúde.

 

Cuidados com a alimentação

A alimentação de um cão bebé deve ser adequada à sua fase de vida, havendo rações adaptadas a patudos mais novos. Todavia, a indicação da idade na ração não é a única coisa que importa. É necessário olhar para as fórmulas e perceber se têm os componentes suficientes para o seu patudo nesta idade. Normalmente, é boa ideia falar da ração ao médico veterinário, de forma a indicar a melhor para o cãozinho.

É ainda necessário destacar que a definição da alimentação pelo veterinário pode ser muito importante para acertar à primeira na ração escolhida. Isto porque, nesta fase de vida, não é conveniente trocar muitas vezes a ração. A troca de ração pode ter consequências na saúde do patudo, como o surgimento de diarreia.

No que toca a comida que vá além da ração, como as guloseimas e petiscos próprios para cães, podem ser dados, mas em pequenas quantidades. O sistema digestivo dos cães bebés é muito delicado. Apenas deve dar miminhos, como um biscoito adequado a cães e à sua fase de vida. Além destes petiscos, podem ainda ser dadas, em pequenas quantidades, frutas não cítricas e legumes. É necessário ter cuidado com alimentos tóxicos. Pode consultar alguns deles no artigo Intoxicação de animais: sintomas, causas e tratamento.

 

Cão bebé junto de tigela de comida

 

Cuidados com o ambiente 

Nos primeiros anos de vida, há vários perigos para os patudos. O ambiente onde o seu cão convive deve estar livre de objetos que possam ser mastigados e engolidos. Este espaço deve ainda estar longe de escadas ou grades, onde possa prender a cabeça, por exemplo. O caso específico das grades pode ocorrer também no jardim e, além do cão poder ficar preso nelas, é necessário ver se não têm falhas. Dessa forma, evita risco de fugas.

Se é fã de plantas, tenha em atenção quais são as que tem em casa. Há várias plantas tóxicas para o animal. Em caso de dúvida, afaste o seu cão bebé de todas as plantas da casa. Pode contactar o médico veterinário para perceber quais das plantas que tem em casa são tóxicas.

Em adição, o lar do novo cãozinho deve ter todos os artigos essenciais para que cresça confortável e em segurança, sendo eles:

  • Cama, procurando uma que seja fácil de limpar e se adapte ao crescimento do cão.
  • Um espaço amplo ao ar livre dentro de casa ou num parque. A existência deste espaço é importante, pois o animal pode brincar, exercitar-se e socializar com outros cães.
  • Tigelas de comida e água. Pode optar por tigelas de aço inoxidável, já que não podem ser roídas, partidas ou enferrujar. Além disso são fáceis de limpar,  todavia, há cães que podem ser sensíveis aos barulhos que elas fazem.
  • Brinquedos, como bolas e dispensadores de alimentos. Estes objetos promovem o desenvolvimento mental do patudo e divertem-no. Os brinquedos de borracha duram mais tempo.
  • Coleira e trela que se ajustem à medida que o cão cresce.
  • Produtos de limpeza para higienizar o espaço. É importante que não tenham um cheiro forte a fim de não incomodar o cão.
  • Escovas, pentes e corta-unhas. Estes utensílios previnem dor e permitem verificar se não há carraças o pelo.
  • Escova de dentes, pasta e champô, são essenciais para manter a higiene do cão e para crescer saudável, embora só se deva dar banho a cães bebés após ter todas as vacinas essenciais.

Promova a socialização

A socialização é algo muito importante para um cão bebé. Entre as 4 e as 14 semanas de vida é a altura ideal para apresentá-lo a outras pessoas, animais, sons, ambientes e situações novas.

No contacto com outros patudos, respeite o tempo do animal a adaptar-se. Pode recorrer  a um reforço positivo com um biscoito e um elogio. Isto deve acontecer quando perceber que o seu cão tem uma atitude positiva com o outro.

A socialização também previne que o cão tenha medo de várias situações, já que desde cedo o patudo absorve muita da informação que o acompanhará para a vida. Uma socialização eficaz irá promover o bem-estar físico e mental do cachorro a longo prazo.

 

Cão bebé deitado

 

Promova o exercício físico e mental

Nesta tenra idade, o cão bebé também precisa de uma estimulação a nível físico e mental. A melhor maneira de o fazer é através de brinquedos, promovendo atividades de coordenação motora e de concentração com a finalidade de estimular o raciocínio do patudo. Pode, por exemplo, promover a procura da ração por parte do animal ao escondê-la dentro de copinhos. Assim, o cão terá de perceber qual deles tem a ração, estimulando os seus sentidos e a mente.

Após ter as vacinas essenciais todas em dia, poderá promover a atividade física num parque. Nestes locais, o patudo poderá gastar toda a sua energia, proporcionando depois uma bela soneca.

 

Promova a educação

O treino é essencial para o desenvolvimento e crescimento dos cães bebés e as primeiras informações que lhe transmitir, vão definir o seu comportamento. Desse modo, é necessário personalizar o comportamento do animal para se adaptar ao dia-a-dia, usar o reforço positivo para o ensinar, evitar comportamentos negativos e ter um treino curto e consistente.

No que toca a morder, é natural que cães bebés deem mordidelas, não só por ser parte da socialização, mas também pela sensação incómoda nos dentes. Contudo, esse comportamento deve ser reprimido, pois deve perceber que pessoas e objetos não devem ser roídos ou mordidos. Os brinquedos são boas opções para conter a vontade de morde, principalmente os mordedores, que entretêm e auxiliam na higiene oral.

 

Cão bebé a morder boneco

Deixe um comentário