O cio das cadelas é o período de fertilidade das cadelas, que geralmente surge a cada seis meses. Durante o cio, a cadela passa por mudanças hormonais que preparam o seu corpo para a reprodução. Se a cadela não é castrada, esta pode engravidar durante esse período.
Fases do cio
O cio das cadelas é composto por quatro fases principais: proestro; estro; diestro e anestro. O proestro é a primeira fase, e é caracterizado por um aumento no nível de estrogénio no corpo da cadela, que faz com que a vulva inche e fique mais visível. A cadela pode também apresentar sangramento vaginal durante essa fase.
A fase seguinte é o estro, quando a cadela ovula e é mais fértil. Durante esta fase, a cadela pode mostrar mais interesse por machos e apresentar comportamentos como latidos, choramingos e tentativas de escapar para encontrar um parceiro. O estro dura entre sete a dez dias, em média.
Em seguida, inicia-se o diestro, o período em que a cadela deixa de ser fértil e o nível de estrogénio diminui. O corpo da cadela começa a preparar-se para a gravidez, e esta pode perder o interesse por machos e apresentar comportamentos mais calmos.
Finalmente, a fase anestro inicia-se quando a cadela deixa de ovular e está em repouso reprodutivo. Essa fase pode durar entre três a quatro meses antes de começar um novo ciclo.
Quais são os sinais de que a minha cadela está com o cio?
Os sintomas podem variar de acordo com a raça e o tamanho da cadela, mas geralmente incluem sangramento vaginal, aumento da frequência urinária, inchaço da vulva e mudanças comportamentais. As mudanças comportamentais podem incluir um aumento do desejo por atenção, um comportamento mais agitado ou irritado, ou mudança de apetite.
Lidar com o cio das cadelas
Existem algumas coisas que pode fazer para ajudar a sua cadela durante o cio:
- Monitorizar o contacto com outros cães – Durante o cio, a cadela irá tornar-se mais atraente para machos. Evite, então, o contato não supervisionado com outros cães. Durante o cio, a cadela não deve interagir tanto com outros cães para evitar acidentes ou agravar os seus sintomas.
- Use roupas íntimas para cães – Roupas íntimas para cães são uma opção para manter a cadela limpa durante o cio, evitando que ela lamba ou suje a zona genital.
- Higiene adequada – Certifique-se que mantém a vulva da sua cadela limpa e seca durante o cio. Isso ajudará a evitar infeções.
Considere a castração pois se você não pretende criar filhotes, a castração é uma opção para prevenir o cio e os riscos associados à reprodução.
O cio das cadelas é um processo natural e importante para a reprodução. Assim sendo, é essencial cuidar da sua cadela durante este período e supervisionar de perto os sintomas para garantir a sua saúde. Deve, sobretudo, garantir que sua cadela está confortável e protegida durante o cio.
Comentários
Nenhum comentário