Diarreia canina: causas, tratamento e prevenção

A diarreia canina é algo comum que é recorrente ao longo da vida do patudo. Não é um sinónimo de algo grave, depende muito das suas causas, já que pode surgir tanto da ingestão de água de uma poça, como da perda excessiva de líquidos. Assim, é importante perceber o que poderá causar essa diarreia, os seus sintomas e o que fazer para que o seu patudo possa evitar esse desconforto.

 

Diarreia canina: causas, tratamento e prevenção

Causas da diarreia canina

A diarreia pode ser causada por vários fatores, desde o surgimento de doenças, reações a medicamentos, má alimentação e até stress.

No que toca à alimentação, em casos de menor gravidade, as causas associam-se a uma transição repentina da alimentação. Por exemplo, se mudar a ração repentinamente para comida húmida, pode acabar por provocar diarreia. A mudança da comida deve ser feita de forma gradual.

Ainda relacionado com a alimentação, em casos de maior gravidade as causas associam-se:

  • ao consumo de alimentos tóxicos, venenosos ou estragados;
  • à ingestão de objetos ou corpos estranhos;
  • intoxicações pela ingestão de plantas tóxicas;
  • alergias e intolerâncias alimentares.

A diarreia pode também ser causada por vírus e doenças, como a presença de parasitas no organismo do animal, infeções bacterianas ou virais, pancreatite, sintoma de doenças nos rins, fígado e intestino. Também pode estar relacionado com cancro, sendo todas estas causas de maior gravidade.

Se o seu patudo toma medicação, a diarreia também pode ser associada aos medicamentos que toma, provocando reações adversas à sua ingestão, nomeadamente a diarreia.

Por fim, o stress pode também ser uma causa de diarreia nos cães. Quando há uma mudança de casa ou uma visita inesperada, o cão pode se sentir stressado e acaba por lhe dar voltas na barriga. Contudo, esta diarreia é passageira.

Tratamento da diarreia canina

Na grande maioria dos casos o prognóstico é bom. Um dia sem alimentar o seu cão para a mucosa intestinal se recompor. É importante evitar pelo menos alimentos sólidos. Com o intestino inflamado, o cão irá continuar a evacuar líquidos e levar à desidratação. No dia seguinte, dê comida leve em pequenas proporções, como frango ou arroz, ajudam na recuperação rápida da diarreia.

Deve ter em atenção a saúde do seu cão antes de aplicar este método. Se o cão tiver uma saúde frágil, pode ser preferível recorrer ao médico veterinário.

Além disso, beber líquidos é bastante importante. Deve dar água em pequenas quantidades. Caso tenha de o incentivar poderá colocar umas pedras de gelo ou usar o caldo da cozedura do frango. Desta forma a diarreia deve desaparecer em cerca de dois dias.

Em caso de cães saudáveis, se a diarreia persistir, a situação poderá ser mais grave. Muitas vezes, nestas situações, a diarreia é acompanhada de outros sintomas como febre, fraqueza, sangue nas fezes. Deste modo, é necessária a ida ao médico veterinário para ser indicado um tratamento, que irá depender da causa. Tomemos o exemplo de diarreia associada a parasitas, serão receitados anti parasitários. Caso o patudo tenha engolido um objeto ou tenha um corpo estranho no corpo, terá de se recorrer à cirurgia.

Como foi referido anteriormente, a hidratação é muito importante, portanto o médico veterinário pode colocar um cateter no animal para ser administrado soro em quantidade suficiente e se sinta melhor. Podem ser também pedidas análises às fezes e ao intestino, como raio x e ecografias. Em casos mais complexos, pode ser requisitada uma biopsia para diagnosticar doenças como a doença inflamatória intestinal.

Diarreia canina: causas, tratamento e prevenção

Prevenção da diarreia canina

A diarreia é bastante desconfortável para os patudos, por isso, devemos procurar ajudá-los a evitar que isso aconteça.

Para evitar a diarreia deve manter a vacinação do patudo em dia e garantir uma hidratação constante com água limpa e fresca. Deve levar o patudo ao médico veterinário pelo menos uma vez por ano e evitar que entre em contacto com fezes de outros animais.

No que toca à alimentação, deve ser equilibrada, rica em fibras, pobre em hidratos e sem conservantes. Deve procurar dar a ração em pequenas quantidades. Além disso, evite fazer mudanças repentinas na alimentação e dar comida com muita gordura, já que os cães têm dificuldade em digeri-la. Verifique também sempre o prazo de validade da comida para evitar dar ração estragada ao seu cão.

Deixe um comentário