Comportamento: 5 Problemas mais comuns em gatos

Conheça alguns dos problemas de comportamento mais comuns em gatos.

 

Comportamento: 5 Problemas mais comuns em gatos

 

Existem certos problemas de comportamento que podem ser resolvidos rapidamente se forem detetados. Fique atento e repare se identifica algum destes problemas no seu amigo.

 

1. Gatos que não usam a caixa de areia


Comportamento: 5 Problemas mais comuns em gatos

 

É bastante desagradável acordar e ver que o nosso gato urinou ou defecou fora da caixa de areia.

Caso já tenha sido excluída a possibilidade de existência de alguma doença que afete o trato urinário do animal, e que o impeça de usar a caixa, a origem pode ser de comportamento e a causa poderá estar, eventualmente em erros que estamos inconscientemente a cometer.

  • Geralmente quando a urina surge nas paredes poderá ter por base motivos comportamentais, como a marcação de território, podendo ser, no entanto, por problemas de saúde. Deve sempre excluir causas de saúde, caso note alterações no uso da caixa.
  • A limpeza diária da caixa é essencial. A falta de limpeza pode levar o gato a não a querer usar por estar excessivamente conspurcada.
  • O tipo de caixa que disponibilizamos também pode afetar o comportamento do seu gato. Caso não saiba se prefere caixas abertas ou fechadas, coloque uma de cada tipo para que ele possa escolher sem problemas.
  • Existem outras causas relacionadas com a própria caixa como, tais como: caixa demasiado pequena, localização da caixa em locais excessivamente barulhentos, tipo de areia, ocorrência de algum trauma dentro ou próximo da caixa e ainda número inadequado de caixas disponíveis.
  • É recomendando que o número de caixas por gato seja sempre n+1, ou seja, deverá sempre ter uma caixa por cada gato e mais uma extra.
  • A alteração da rotina diária também pode provocar este tipo de comportamento. Mudar de lugar a caixa de areia, o tipo de detergente usado para a limpar, o tipo de areia ou, simplesmente, os nossos horários, são alterações que podem afetar o nosso amigo.

 

2. Agressividade com pessoas e animais


Comportamento: 5 Problemas mais comuns em gatos

 

Por vezes existem animais que se tornam agressivos com os seus próprios tutores.

Na origem deste comportamento podem estar diversos fatores, entre os quais a falta de socialização, alterações na rotina, questões de saúde ou variações hormonais.

Em situação alguma deverá tolerar a agressividade do seu amigo.

Existem vários tipos de agressividade:

  • Agressividade predatória, dado o seu instinto de caça. Por vezes este comportamento pode levar o seu amigo a atacar as suas pernas, acabando por magoá-lo;
  • Agressividade ofensiva ou territorial, que pode ocorrer quando o gato tem a necessidade de se impor devido à existência de mais animais em casa;
  • Agressividade defensiva, quando o gato é submetido a outros animais ou pessoas que não conhece;
  • Agressividade por dor que o gato possa estar a sentir, expressando-se de forma agressiva para se defender;
  • Agressividade materna quando a gata tem uma ninhada e pretende protegê-los;
  • Agressividade redirecionada, que pode ocorrer quando um gato fica muito tempo preso em casa ou sem estímulos que o façam gastar energia, pode exprimir-se de forma agressiva para libertar a energia acumulada.

Em casos de agressividade deve sempre consultar um Médico Veterinário e/ou um especialista em comportamento para que possam aferir a origem e corrigir este comportamento.

 

3. Gatos que arranham tudo


Comportamento: 5 Problemas mais comuns em gatos

 

Arranhar faz parte do comportamento natural dos gatos. Não se pretende acabar com este comportamento mas redirecioná-lo para diferentes focos.

A necessidade de arranhar surge para marcar território, gastar energia, aliviar o stress e o tédio e afiar as próprias unhas.

Embora seja um comportamento habitual, não terá de ser feito nos sofás ou cortinas de sua casa. Deverá direcionar esta necessidade para locais onde está autorizado a fazê-lo, recorrendo a arranhadores próprios e a brinquedos que o mantenham entretido.

 

4. Brincar com o dono a morder e arranhar


Comportamento: 5 Problemas mais comuns em gatos

 

Muitos donos permitem que os seus gatos brinquem, mordiscando ou arranhando as suas mãos ou braços. Isto acontece, geralmente, quando são mais novos e ainda não têm força suficiente para magoar. Não se deve esquecer que rapidamente o gatinho passa a gatão. Em adulto pode facilmente ferir algum membro da família ou amigo.

Desde cedo, não deve incentivar o seu gato a “atacar” ou brincar com as suas mãos. Direcione as brincadeiras para objetos e brinquedos e não tolere esse tipo de comportamentos.

 

5. Insónias noturnas


Comportamento: 5 Problemas mais comuns em gatos

 

Existem gatos que ficam acordados durante a noite e optam por dormir durante o dia. Por norma, a origem deste comportamento está ligado à ausência de estímulos durante o dia e à rotina dos tutores.

A necessidade de atenção leva-os a preservar as suas energias para a sua chegada e posterior brincadeira.

Visto terem preservado o máximo de energia durante o dia, quando chega a noite acabam por passar todo o tempo a tentar chamar a atenção dos seus tutores.

Outros gatos não conseguem gastar energia suficiente durante o dia devido à falta de estímulos físicos e mentais.

Se deixar o seu amigo sozinho durante todo o dia, sem brinquedos ou outras distrações, ele vai acabar por descansar durante todo o dia. Ao descansar de dia vai acumulando energia para gastar durante a noite.

 

Em caso de dúvida sobre o comportamento e a saúde do seu animal, consulte um especialista que o possa ajudar.

Deixe um comentário