Conheça os medicamentos humanos perigosos para cães para não colocar a saúde do seu cão em perigo.
São comuns os casos de animais que sofrem de intoxicação por medicamentos humanos que são administrados pelos seus tutores sem orientação veterinária.
Numa situação de aflição, os tutores acabam por dar os seus próprios medicamentos. O seu objetivo é resolver o problema rapidamente. Infelizmente muitos medicamentos humanos são tóxicos para ao animais. Alguns medicamentos podem causar problemas graves nos animais, ou até levá-los à morte.
Mesmo adaptando a dosagem ao peso do animal ou optando por medicamentos para crianças existe o risco de intoxicação.
Cuidados a ter com medicamentos humanos:
- Não auto-medicar os seus animais;
- Consultar sempre um Médico Veterinário;
- Manter os medicamentos fora do alcance dos animais;
- Em caso de ingestão levar o seu animal de imediato a um médico veterinário.
Apresentamos alguns dos medicamentos humanos perigosos para cães.
Medicamentos humanos perigosos para cães: Ácido Acetilsalicílico (Aspirina®)
Apesar do ácido Acetilsalicílico também ser usado na medicina veterinária, as doses têm de ser adequadas a cães para ter os efeitos desejados. A dose recomenda para humanos pode levar a intoxicação grave.
A Aspirina é muito tóxica para gatos devido à sua dificuldade de eliminação por deficiência de uma enzima hepática.
Sinais de intoxicação: perda de apetite e de peso, vómito, salivação excessiva, desidratação, dificuldade em respirar, febre, depressão, falência renal, anemia, descoordenação, convulsão e morte.
Medicamentos humanos perigosos para cães: Paracetamol (Benuron®, Panadol®)
Dado o seu grande uso em humanos, o Paracetamol costuma ser responsável por um grande número de intoxicações de animais, sobretudo em gatos.
A incapacidade de metabolizar este medicamento, leva à intoxicação dos animais.
Sinais de intoxicação: depressão, vómito e diarreia, dores abdominais, inchaço (focinho e patas) dificuldade em respirar, icterícia (mucosas amareladas), podendo levar à morte.
Medicamentos humanos perigosos para cães: Ibuprofeno (Brufen®), Diclofenac (Voltaren®)
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) para humanos são perigosos para os cães. Para os animais devem ser usados anti-inflamatórios próprios existentes para medicina veterinária.
Sinais de intoxicação: perda de apetite, vómitos, diarreia, dor abdominal, perda de sangue nas fezes, dificuldade respiratória, sintomas neurológicos, coma e morte
Medicamentos humanos perigosos para cães: Antidepressivos (Prozac®)
A ingestão acidental destes medicamentos pode causar perda de apetite, vómitos, letargia ou excitação. Em doses elevadas pode originar a Síndrome da Serotonina, surgindo sinais como agitação, aumento da frequência cardíaca, pressão sanguínea, temperatura, tremores, convulsões e vocalização.
Medicamentos humanos perigosos para cães: Vitamina D
Os suplementos vitamínicos, como por exemplo os suplementos de cálcio ou outros, incorporam vitamina D. A ingestão mesmo de pequenas quantidades de vitamina D, pode levar à apresentação de vómitos, perda de apetite, aumento do número de vezes que urina e sede, até mais de 24 horas após a ingestão.
Comentários
Nenhum comentário