Raiva Canina: o que é, sintomas e prevenção

A raiva canina é uma doença infeciosa que embora esteja praticamente erradicada em muitos países, é uma doença grave e potencialmente fatal.

 

raiva canina

 

O QUE É A RAIVA CANINA? 


A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta o Sistema Nervoso Central. Pode afetar qualquer mamífero, incluindo o homem, sendo considerada uma zoonose.

É uma doença bastante grave e na maioria das vezes fatal.

O combate à raiva a nível mundial permitiu reduzir o número de casos. Hoje em dia a raiva está praticamente controlada na maioria dos países.

A melhor forma de prevenção é vacinar corretamente o seu animal, mantendo-o em segurança.

 

COMO SE TRANSMITE A RAIVA CANINA?


raiva canina

 

A raiva é transmitida normalmente através de mordedura e saliva de um animal infetado, contendo o vírus.

Pode ser transmitida através do contacto direto da saliva do animal com os olhos, mucosas ou feridas. Assim como lambeduras ou arranhões de animais infetados.

Visto que o vírus afeta também animais silvestres, o contacto com os animais domésticos deve ser vigiado.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?


Os sintomas da raiva evoluem de forma lenta e progressiva, não sendo imediatamente visíveis após a mordida. O período de incubação varia entre três a seis semanas, podendo em alguns casos ser mais longo.

Sendo uma doença que afeta o sistema nervoso central, animal infetado vai perdendo controlo da sua capacidade física e mental.

Estão identificadas três fases de sintomas, embora os animais infetados possam não passar por todas as fases.

Numa primeira fase, com duração de cerca de três dias, o animal apresenta alterações no comportamento, apresentando-se mais nervoso e assustadiço, começando a isolar-se.

Numa segunda fase, durando entre um dia a uma semana, começam os sinais de hiperatividade, irritabilidade e agressividade, mordendo tudo o que se encontra no seu caminho.

Numa terceira fase, ocorre a paralisia dos músculos da cabeça e do pescoço, impossibilitando o animal de engolir a sua saliva e originando insuficiência respiratória que leva à morte do animal.

 

COMO PREVENIR A RAIVA CANINA?


raiva canina

 

Sendo uma doença considerada incurável, levando à morte ou eutanásia do animal, é importante reconhecer os seus sinais e prevenir a doença através da vacinação.

A vacinação deve ser feita a partir dos 4 meses, sendo realizado o reforço anual ou de acordo com as indicações do Médico Veterinário.

A prevenção é essencial, pois é a única forma de proteger o animal e a propagação do vírus.

 

Deixe um comentário