Conheça os sintomas a que deverá estar atento e que poderão indicar que algo de errado se passa com o seu amigo.
Os gatos gostam da sua rotina e de manter o mesmo padrão de comportamento.
Quando existe alguma mudança nos hábitos do seu gato, ambiente ou na sua saúde, existem alterações de comportamento e sintomas a que deverá estar atento, podendo indicar alguma doença.
Nem sempre é fácil perceber que o seu amigo não está bem.
Os gatos são animais subtis e discretos, habituados a disfarçar medos e sofrimento. Para além de predadores, também são presas na natureza, tendo por vezes que esconder as suas incapacidades.
SINTOMAS
1. NÃO USAR A CAIXA DE AREIA
Quando o seu gato deixa de usar a caixa de areia e passa a fazer as necessidades noutro local da casa é porque algo não está bem e é um dos sintomas que pode esconder uma doença.
É certo que alguns animais adultos marcam território, mas se o seu gato sempre usou a caixa e começar subitamente a eliminar por todo o lado, é importante verificar a causa desse comportamento.
Apresentamos algumas razões possíveis:
- Falta de limpeza da caixa;
- Quantidade de caixas de areia insuficiente;
- Localização da caixa em lugares barulhentos ou de difícil acesso;
- Areia utilizada não é do agrado do seu gato;
- Alterações na rotina da casa;
- Caixa de dimensões reduzidas;
- Problemas de saúde, como patologias no trato urinário.
2. TENTAR URINAR VÁRIAS VEZES SEGUIDAS
Se costuma ver o seu gato a ir várias vezes seguidas à caixa ou a tentar urinar sem sucesso em qualquer ponto da casa, poderá estar com algum problema no trato urinário, como infeção urinária ou cálculos urinários.
Caso detete estes sintomas deverá levar o seu gato com urgência ao veterinário. O seu amigo poderá estar obstruído por cálculos, impedindo-o de expelir a urina.
3. PROSTRAÇÃO
Caso tenha um gato que sempre foi ativo e alegre e de repente fica prostrado e sem energia, fique alerta. Pode ser um dos sintomas de que algo não está bem e deverá levá-lo ao veterinário o quanto antes para diagnosticar uma eventual doença.
Entre várias possíveis causas, apresentamos algumas:
- Alterações na rotina ou ambiente de casa;
- Perda de algum animal da casa;
- Problemas nutricionais;
- Doenças virais como FIV, Felv.
4. FALTA DE APETITE
Pode ser muito perigoso para o seu amigo se este não estiver a comer, sendo importante controlar sempre a quantidade que ingere diariamente.
Apresentamos alguns exemplos que poderão ser a causa da ausência de apetite:
- Stress associado a algum acontecimento como: uma ida ao veterinário, mudança de casa ou do dia-a-dia, susto ou introdução repentina de um novo membro na família;
- Alteração da dieta recentemente;
- Alergias alimentares;
- Caso o seu gato não coma nada em 24h poderá estar com alguma doença e deverá ser levado de imediato a um veterinário para aferir a causa.
Também deverá estar atento seu o seu gato começa a comer mais do que costume, sem causa aparente, uma vez que existem algumas patologias que podem levar o seu amigo a aumentar o apetite, como por exemplo o hipertiroidismo felino.
5. COÇAR-SE OU LAMBER-SE EXCESSIVAMENTE
Se o seu gato se coçar de forma excessiva e contínua, certamente existe algum problema, como por exemplo:
- Presença de pulgas ou carraças, caso se confirme deverá desinfestar o ambiente e aplicar o repelente no animal;
- Presença de fungos que causam alterações na pele, geralmente provocam descamação visível na pele, caso visualiza alterações deverá levá-lo a um médico;
- Presença de ácaros que provocam sarna, deverá ser diagnosticado e tratado por um profissional.
Mesmo que não o observe a coçar-se deverá estar atento a sintomas que possam demonstrar que se anda a coçar, como alterações na pele e no pelo.
Se por oposição, o seu amigo deixa de se lamber e de fazer a sua higiene diária, também poderá indicar algum problema.
6. ESCONDER-SE
Os gatos gostam de se esconder em muitos sítios e ter os seus momentos de sossego. Mas quando acabam por estar mais tempo escondidos do que o habitual poderá ser um dos sintomas de que não se sentem bem, por exemplo devido a medo ou dor.
7. AGRESSIVIDADE
Se o seu gato sempre foi tranquilo e meigo e de repente tornou-se agressivo deverá ser visto como um sinal de alerta, podendo estar com algum problema, geralmente associado a trauma, mau estar ou dor.
Fique atento aos sintomas apresentados e às alterações de comportamento do seu gato. Em caso de dúvida consulte sempre um Médico Veterinário para que possa diagnosticar a tempo alguma doença e evitar que se agrave.
Comentários
Nenhum comentário