7 Sintomas que podem indicar que o seu gato está doente

Conheça os sintomas a que deverá estar atento e que poderão indicar que algo de errado se passa com o seu amigo.

Sintomas que podem indicar que o seu gato está doente

 

Os gatos gostam da sua rotina e de manter o mesmo padrão de comportamento.

Quando existe alguma mudança nos hábitos do seu gato, ambiente ou na sua saúde, existem alterações de comportamento e sintomas a que deverá estar atento, podendo indicar alguma doença.

Nem sempre é fácil perceber que o seu amigo não está bem.

Os gatos são animais subtis e discretos, habituados a disfarçar medos e sofrimento. Para além de predadores, também são presas na natureza, tendo por vezes que esconder as suas incapacidades.

 

SINTOMAS

 

1. NÃO USAR A CAIXA DE AREIA


sintomas doenças gatos

Quando o seu gato deixa de usar a caixa de areia e passa a fazer as necessidades noutro local da casa é porque algo não está bem e é um dos sintomas que pode esconder uma doença.

É certo que alguns animais adultos marcam território, mas se o seu gato sempre usou a caixa e começar subitamente a eliminar por todo o lado, é importante verificar a causa desse comportamento.

Apresentamos algumas razões possíveis:

  • Falta de limpeza da caixa;
  • Quantidade de caixas de areia insuficiente;
  • Localização da caixa em lugares barulhentos ou de difícil acesso;
  • Areia utilizada não é do agrado do seu gato;
  • Alterações na rotina da casa;
  • Caixa de dimensões reduzidas;
  • Problemas de saúde, como patologias no trato urinário.

 

2. TENTAR URINAR VÁRIAS VEZES SEGUIDAS


Se costuma ver o seu gato a ir várias vezes seguidas à caixa ou a tentar urinar sem sucesso em qualquer ponto da casa, poderá estar com algum problema no trato urinário, como infeção urinária ou cálculos urinários.

Caso detete estes sintomas deverá levar o seu gato com urgência ao veterinário. O seu amigo poderá estar obstruído por cálculos, impedindo-o de expelir a urina.

 

3. PROSTRAÇÃO


Caso tenha um gato que sempre foi ativo e alegre e de repente fica prostrado e sem energia, fique alerta. Pode ser um dos sintomas de que algo não está bem e deverá levá-lo ao veterinário o quanto antes para diagnosticar uma eventual doença.

Entre várias possíveis causas, apresentamos algumas:

  • Alterações na rotina ou ambiente de casa;
  • Perda de algum animal da casa;
  • Problemas nutricionais;
  • Doenças virais como FIV, Felv.

 

4. FALTA DE APETITE


sintomas doenças gatos

 

Pode ser muito perigoso para o seu amigo se este não estiver a comer, sendo importante controlar sempre a quantidade que ingere diariamente.

Apresentamos alguns exemplos que poderão ser a causa da ausência de apetite:

  • Stress associado a algum acontecimento como: uma ida ao veterinário, mudança de casa ou do dia-a-dia, susto ou introdução repentina de um novo membro na família;
  • Alteração da dieta recentemente;
  • Alergias alimentares;
  • Caso o seu gato não coma nada em 24h poderá estar com alguma doença e deverá ser levado de imediato a um veterinário para aferir a causa.

Também deverá estar atento seu o seu gato começa a comer mais do que costume, sem causa aparente, uma vez que existem algumas patologias que podem levar o seu amigo a aumentar o apetite, como por exemplo o hipertiroidismo felino.

 

5. COÇAR-SE OU LAMBER-SE EXCESSIVAMENTE 


Se o seu gato se coçar de forma excessiva e contínua, certamente existe algum problema, como por exemplo:

  • Presença de pulgas ou carraças, caso se confirme deverá desinfestar o ambiente e aplicar o repelente no animal;
  • Presença de fungos que causam alterações na pele, geralmente provocam descamação visível na pele, caso visualiza alterações deverá levá-lo a um médico;
  • Presença de ácaros que provocam sarna, deverá ser diagnosticado e tratado por um profissional.

Mesmo que não o observe a coçar-se deverá estar atento a sintomas que possam demonstrar que se anda a coçar, como alterações na pele e no pelo.

Se por oposição, o seu amigo deixa de se lamber e de fazer a sua higiene diária, também poderá indicar algum problema.

 

6. ESCONDER-SE


sintomas doenças gatos

 

Os gatos gostam de se esconder em muitos sítios e ter os seus momentos de sossego. Mas quando acabam por estar mais tempo escondidos do que o habitual poderá ser um dos sintomas de que não se sentem bem, por exemplo devido a medo ou dor.

 

7. AGRESSIVIDADE


Se o seu gato sempre foi tranquilo e meigo e de repente tornou-se agressivo deverá ser visto como um sinal de alerta, podendo estar com algum problema, geralmente associado a trauma, mau estar ou dor.

Fique atento aos sintomas apresentados e às alterações de comportamento do seu gato. Em caso de dúvida consulte sempre um Médico Veterinário para que possa diagnosticar a tempo alguma doença e evitar que se agrave.

Deixe um comentário