Stress em gatos: fique atento a estes 10 sinais

Sabe se o seu gato está em stress?

Fique a conhecer várias causas e sinais de stress nos gatos, bem como formas de ajudar.

 

Stress em gatos: fique atento a estes 10 sinais

 

O seu gato não fala. Não consegue exprimir-se da mesma forma que eu, ou explicar porque está a agir de determinada forma. Assim, como saber se o seu gato está em stress?

Pode parecer surreal para alguns, mas a verdade é que eles, tal como nós, sofrem de stress e esta é uma situação mais comum do que possa pensar.

O seu gato tem urinado fora da caixa de areia? Tem estado com menos apetite ou a lavar-se com mais frequência do que o habitual? Estes poderão ser alguns dos sinais de que o seu gato está em stress.

 

CAUSAS DE STRESS NOS GATOS


O stress nos seres vivos está inerentemente relacionado com o sistema imunológico. Num caso agudo, pode aumentar a resposta imunitária. No entanto, numa situação crónica, a tendência é o aumento significativo dos níveis de cortisol e, consequentemente, um défice no sistema imunitário, podendo por sua vez conduzir a doenças/patologias (Hirsch, 2016).

Os nossos animais, em especial os gatos, são seres de rotinas. Como tal, tudo o que envolva alterações no ambiente e possam causar ansiedade, medo ou frustração, podem contribuir para o stress nos gatos:

 

· AUMENTO DO CÍRCULO FAMILIAR/SOCIAL

A introdução de um novo membro, seja humano ou outro animal doméstico, pode estar associada a um aumento de ansiedade e/ou medo nos gatos e, consequentemente, dos níveis de stress.

 

· PERDA DE UM MEMBRO DO CÍRCULO FAMILIAR

A partida de um membro do círculo familiar não é só difícil para nós, seres humanos. Também eles sofrem com a perda de alguém importante na sua vida.

 

· FESTAS

A alteração do ambiente familiar com a presença de muitas pessoas, como por exemplo, festas de aniversário, é outra causa que pode afetar os níveis de stress no seu gato.

· AMBIENTE COM POUCA ESTIMULAÇÃO – TÉDIO

Um ambiente com poucas oportunidades de expressar o comportamento felino natural pode ser outro motivo relacionado com o stress nos gatos.

 

· FALTA DE INTERAÇÃO COM OS HUMANOS OU INTERAÇÃO DESAPROPRIADA

Pouca interação com o seu animal, isto é, pouca atenção dada é outro indicador associado ao stress nos gatos.

Naturalmente, uma interação desadequada, como estar constantemente a ralhar com o seu gato, também não beneficiará ninguém.

 

· CONFLITO COM OUTRO ANIMAL EM CASA

Imagine viver com alguém com quem não se dá bem? Certamente não andará feliz e, em contrapartida, com níveis de ansiedade elevados. O mesmo se passa com os nossos animais.

Viver com outro ser com quem estão constantemente em conflito, pode ser uma das razões pelas quais os gatos vivem em stress.

Stress em gatos: fique atento a estes 10 sinais

 

· BARULHOS ALTOS E FORA DO NORMAL

O medo consequente de barulhos aos quais os gatos não estão habituados, como a trovoada ou o fogo-de-artifício estão associados ao aumento do stress.

 

· VISITAS AO VETERINÁRIO

Uma visita ao médico pode deixar muitos de nós desconfortáveis. O mesmo acontece com os nossos gatos. Especialmente porque se encontram fora do seu ambiente familiar e num espaço desconhecido.

 

· RECURSOS DE ÁGUA, COMIDA E CAIXA DE AREIA LIMITADOS

Não ter água ou comida suficiente, bem como caixas de areia limpas e em número suficiente assume-se como outra das causas mais comuns de stress nos gatos.

– Sabe quando tem muita fome e não tem oportunidade para comer? Lembra-se como se sente? O mesmo se passa com os nossos felinos: a fome aumenta os níveis de ansiedade e a incapacidade de comer, por sua vez, leva a um aumento do stress.

– Os gatos são seres extraordinariamente limpos. Se a sua casa-de-banho estiver muito suja, eles não vão conseguir usá-la e, já sabe o que acontece… ficam stressados.

 

 SINAIS DE STRESS NOS GATOS


Stress em gatos: fique atento a estes 10 sinais

1. RECEIO AO USAR A CAIXA DE AREIA

Se o seu gato começa a ter receio de ir à caixa de areia, tenha atenção. Pode estar stressado.

 

2. URINAR OU DEFECAR FORA DA CAIXA DE AREIA

O seu amigo de quatro patas começou a urinar ou defecar noutro local que não o WC dele? Pode ser um sinal de stress.

 

3. DIMINUIÇÃO DO APETITE

Tome atenção ao apetite do seu gato. Deixou de comer ou passou a comer significativamente menos? Pode estar stressado.

 

4. ISOLAMENTO

O seu gato começou a isolar-se mais que o habitual, a revelar desinteresse e/ou indiferença relativamente a tudo? Este é um sinal comum quando o seu amigo tem dores e/ou está sob stress.

 

5. AGRESSIVIDADE

O seu amigo começou a revelar sinais de agressividade, tanto para outros animais, como para os humanos da casa? Uma vez mais, este poderá ser um sinal de que está com dores e/ou stressado.

 

6. “GROOMING” EXCESSIVO

Já sabemos que os gatos são seres naturalmente muito higiénicos e que se lavam com frequência.

No entanto, tome atenção: se o seu gato começar a lavar-se mais vezes que o habitual, pode significar que está stressado.

Stress em gatos: fique atento a estes 10 sinais

 

7. COCEIRA EXCESSIVA

À semelhança do “grooming”, se notar que o seu amigo começa a coçar-se frequentemente, poderá ter um parasita ou estar sob stress.

 

8. VOCALIZAR/MIAR EXCESSIVO (FORA DO NORMAL)

Uma das causas mais comuns de stress nos gatos é o miar excessivo, mais longo e prolongado.

Se o seu gato já tem tendência a “conversar” consigo, considere o miar com mais frequência que o habitual (fora do comum).

 

9. ALERGIAS E DOENÇAS DE PELE

Tal como acontece com os humanos, alergias e doenças de pele podem estar associadas ao stress. Se tem um patudo mais suscetível, saiba que em caso de stress, estas podem intensificar-se.

 

10. PROBLEMAS RELACIONADOS COM O SISTEMA DIGESTIVO E URINÁRIO

O vómito, a diarreia e a obstipação são outros indicadores que poderão estar associados ao stress nos gatos.

 

COMO POSSO AJUDAR A REDUZIR O STRESS NO MEU GATO?


Se o seu amigo sofre de stress, tome nota destas indicações:

 

  • Garanta diversos brinquedos e arranhadores pela casa, de forma a estimular a sua natureza e não perder a sua essência;

 

  • Garanta sempre água ilimitada e uma caixa de areia a mais do que o número de gatos que tem (ex: se tem 2 gatos, deixe 3 caixas de areia, limpas com regularidade).

Se não houver contraindicação médica (ex: obesidade), garanta também que o seu amigo tem comida ilimitada.

Se tiver que reduzir e/ou alterar o tipo de ração, faça-o gradualmente.

Se tiver mais do que um gato, e em caso de necessidade, garanta várias tigelas de água e comida espalhadas pela casa. O fato de partilharem as mesmas tigelas pode potenciar o stress;

 

Stress em gatos: fique atento a estes 10 sinais

 

  • atenção ao seu gato: brinque com ele e dê-lhe carinho;

 

  • Garanta que o seu amigo tem um espaço de descanso/refugio onde se sinta seguro e confortável. Se tiver mais do que um gato, garanta que cada um tem um local individual e em caso de conflito, preferencialmente separados.

 

  • Existem outras formas de controlar o stress no seu gato, nomeadamente químicas, em forma de sprays e difusores. Nesta situação, recomendamos que se aconselhe o seu médico veterinário;

Stress em gatos: fique atento a estes 10 sinais

  • Se o seu gato sofre muito por sair do seu ambiente e ir ao veterinário, saiba que hoje existem vários veterinários ao domicílio. Deste modo, descarta o stress inerente à mudança de ambiente;

 

  • Se for viajar e precisar de alguém de confiança que tome conta do seu melhor amigo, conheça a Zoowish: uma rede segura de pet sitters que podem acolher o seu gato temporariamente ou deslocar-se a sua casa e garantir que ele tem tudo aquilo que merece.

 

O seu amigo merece o melhor de si: ao conseguir reconhecer possíveis sinais de stress e especialmente formas de ajudar a lidar com diferentes situações, estará a contribuir para a saúde e bem-estar do seu gato.

E são estes “pormaiores” que fazem de si um dono fantástico!

Deixe um comentário