Casa com crianças: 5 dicas para adotar um gato

Adotar um animal de companhia é um momento feliz na vida de qualquer pessoa, mas ainda mais na de uma criança. No entanto, trazer um patudo para casa é um compromisso sério que requer muita reflexão e responsabilidade. Se está a pensar em acolher um gato para ser o maior companheiro de aventuras dos seus miúdos, leia as nossas dicas!

 

Casa com crianças: 5 dicas para adotar um gato

 

#DICA 1: NÃO LIGUE A PRECONCEITOS 


É com frequência que os gatos são considerados animais desinteressados e até possivelmente agressivos. Mas já é tempo de deixar cair o rótulo negativo associado a estes animais e dar-lhes a oportunidade que merecem de se tornarem no melhor amigo de qualquer criança!

Os gatos são dorminhocos e tranquilos, famosos ronronadores que transmitem serenidade a quem está perto deles. A ligação emocional que se estabelece entre um animal de companhia e uma criança é de importante valor já que, para além causar bem-estar diário, pode ainda ajudar a libertar stress.

Inteligentes e ágeis brincalhões, estes patudos também são capazes de proporcionar momentos de diversão garantida em qualquer casa, estimulando ainda a criatividade da criança na invenção de novas brincadeiras entre os dois. Para além de toda a alegria, estas interações solidificam na criança as capacidades de socialização e entendimento do outro.

Para uma relação confortável e gratificante, é importante ensinar o respeito e consideração pelo espaço do animal aos mais pequenos, mostrando-lhes como lidar com o gato de uma forma positiva e não intrusiva.

 

Casa com crianças: 5 dicas para adotar um gato

 

#DICA 2: CRIE UMA ZONA SEGURA PARA O GATO


Quem muda de cidade, de casa ou até mesmo de trabalho ou escola, passa sempre por um momento de adaptação que pode ser sensível e difícil. Para evitar que o novo membro da sua família se sinta deslocado e sob stress, conceda-lhe um espaço seguro onde ele possa permanecer sossegado, sem interrupções e agitação, e levar o tempo que precisar para se ambientar à sua nova casa.

Se tiver essa possibilidade, o ideal será colocá-lo numa divisão à parte com tudo o que ele possa precisar – água, comida, cama, caixa de areia, arranhador, esconderijos, brinquedos. Pode também ajustar uma das divisões com menor movimento da sua casa para este efeito, mantendo a distância sempre que possível.

 

Casa com crianças: 5 dicas para adotar um gato

 

#DICA 3: CAUSE UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO 


Há quem diga que não, mas neste caso as primeiras impressões importam mesmo! Tal como os animais, as crianças podem ser imprevisíveis. De maneira a prevenir que a relação entre o seu pequeno e o seu patudo comece às avessas, mantenha a calma e alguma restrição na primeira vez que estes se encontrarem.

Para tal, comece por deixar o gato vaguear pela casa à vontade, em alturas em que a criança não esteja presente. Quando chegar a altura de os juntar pela primeira vez, tenha a certeza de que estão todos confortáveis e preparados. Explique à criança que é muito importante que o gato tome a iniciativa nas primeiras interações e que esta não deve fazer movimentos bruscos ou forçar o contacto físico. Para tornar o encontro mais agradável, tenha treats à mão e coloque-as perto da criança, inspirando segurança e bem-estar no animal.

 

#DICA 4: DÊ-LHES MOMENTOS JUNTOS… MAS COM CALMA!


Ao longo das primeiras semanas vá permitindo que a criança e o gato passem mais tempo juntos, mantendo sempre um ambiente sereno e com supervisão. Para não assustar e stressar o peludo, é muito importante que apenas haja toque quando iniciado pelo gato e que as brincadeiras não se tornem demasiado efusivas e barulhentas.

Dependendo da idade da criança, pode explicar-lhe onde deve fazer festas ao gato, encorajando-a a acariciar-lhe a zona do queixo, bochechas e entre as orelhas. Numa fase inicial e com crianças pequenas, a barriga e o rabo devem ser evitados, já que podem ser zonas sensíveis. Não se esqueça de reforçar que o gato é um animal e não um brinquedo!

 

Casa com crianças: 5 dicas para adotar um gato

 

#DICA 5: E QUE TAL ADTAR UM GATO ADULTO? 


Quando pensamos em adotar um animal de companhia, o mais comum é pensar em filhotes. Por mais tentadora que a ideia de adotar um gatinho possa ser, esta pode não ser a melhor opção quando já há outras crias em casa! Os bebés requerem muita atenção, cuidados e treino para que aprendam a conviver com os humanos de forma tranquila.

Por outro lado, as crianças tendem a ser barulhentas e difíceis de prever, e ainda não compreendem bem que os gatinhos são seres vivos com vontade própria. Tendo isso em mente, porque não pensar em acolher um gato mais velho e mais calmo que possa tolerar melhor as crianças pequenas em casa? A sua personalidade já estará formada e será mais fácil perceber se se adequará bem ao estilo de vida da vossa família.

Mais ativo ou mais sereno, mais independente ou mais mimalho, um gato adulto será o match ideal para a sua criança e um companheiro de todos os momentos. Para além disso, estará a dar uma casa a um animal com menos hipóteses de ser adotado e acredite: não se vai arrepender!

Caso precise de se ausentar pode encontrar na Zoowish um pet sitter de confiança para fazer visitas no seu domicilio ou receber os patudos na própria casa.

Este artigo foi escrito pela Babysits, a maior plataforma online de babysitting em Portugal. Nesta plataforma, poderá facilmente encontrar uma babysitter perto de si ou uma família a precisar do seu apoio!

Deixe um comentário