Como limpar a areia do gato? Tipos de limpeza e areias

Os gatos são seres muito higiénicos e uma areia que esteja suja deixa-os desconfortáveis. Por isso, saber como limpar a areia do gato da melhor maneira é muito importante e pode ser uma tarefa mais complexa do que parece.

 

 

Como limpar a areia do gato? Tipos de limpeza e areias

 

Limpeza superficial da areia do seu gato

No que toca a limpar a areia do seu gato, há dois tipos de limpeza que pode fazer dependendo do estado da areia. Uma delas é precisamente a limpeza superficial.

Se tiver areia colocada há pouco tempo na caixa e que ainda não tenha sido toda usada, pode limpar essa areia de forma superficial, tirando apenas os dejetos do seu gato. Para isso, deve auxiliar-se de uma pá, que normalmente vem com a caixa de areia, para remover os dejetos.

Assim, pode começar por retirar as fezes presentes na areia. Em seguida, caso o seu gato já tenha urinado na areia, deve retirar os torrões formados pela urina, deixando apenas a areia que ainda não tem vestígios de dejetos. Por fim, preencha a caixa com a quantidade de areia necessária para repor a que acabou de tirar.

A forma de limpar a caixa de areia descrita acima é das formas mais simples de limpar a areia do seu gato superficialmente. No entanto, há outras maneiras de fazer esta limpeza. Se preferir pode ter uma bacia grande, onde poderá despejar a areia, sacudir e ver mais facilmente o que deve retirar. Por outro lado, pode também investir numa caixa de areia com uma espécie de peneira grande. Basta desencaixar a peneira da caixa e os dejetos são retirados de imediato.

 

Limpeza completa da areia do seu gato

A limpeza completa é uma limpeza em que se troca toda a areia. Esta limpeza não é feita tão frequentemente quanto a limpeza artificial, mas irá do estado da areia e do seu gato.

Neste tipo de limpeza, a primeira coisa que deve fazer é pegar na caixa e levar para perto do caixote do lixo ou do recipiente onde pretende depositar a areia usada. Depois, coloque toda a areia no lixo com cuidado, para que não se espalhe pelo chão. Em seguida, lave bem a caixa com água morna e sabão ou detergente neutro, isto porque os cheiros fortes de produtos de limpeza podem não agradar ao seu gato.  Se por acaso o detergente ou sabão neutro não conseguirem combater os maus odores provocados pelos dejetos do seu gato,  deixe a caixa de molho em água e vinagre por 30 minutos.

Em seguida seque bem a caixa de modo a que não fique nenhum resíduo. No fundo da caixa, pode colocar uma pequena camada de bicarbonato de sódio, tendo em conta que poderá ajudar a combater o odor a urina. Por fim, volte a colocar areia suficiente.

Para além de todos estes passos, algo que pode fazer para facilitar a sua limpeza completa é ter um saco na base da sua caixa. Assim, o processo de retirar a areia é mais simples. Isto felicitará, por exemplo, a remoção de odores. Por outro lado, pode ter duas bandejas da sua caixa de areia, para poder colocar uma enquanto lava a outra.

 

 

Como limpar a areia do gato? Tipos de limpeza e areias

 

Com que frequência devo fazer ambas as limpezas?

Ambas as limpezas descritas devem ser feitas com frequência. No entanto, a frequência com que se faz cada limpeza é diferente e adapta-se às situações com as quais nos deparamos.

No que toca à limpeza superficial, deve ser feita duas vezes por dia para a manutenção da areia. Este é o número mínimo de vezes que deve de fazer a limpeza, tendo em conta que vai depender do número de gatos e de caixas de areia que tem em casa.

Já quanto à limpeza completa, deve ser feita no mínimo uma vez por semana para evitar a proliferação de bactérias e deixar o seu gato confortável. Todavia, o dono pode sentir que é necessário fazer esta limpeza mais vezes por semana, face à reação do seu gato, número de gatos em casa ou número de caixas de areia. Dependendo dos fatores mencionados, a limpeza completa pode até ser feita duas ou três vezes por semana.

Além da limpeza completa, é importante referir que, mesmo com todos estes procedimentos, a caixa de areia do seu gato tem de ser substituída pelo menos uma vez por ano. Claro que este valor não é fixo e deve trocar a caixa assim que apresente sinais de desgaste ou o seu gato a rejeite.

 

Tipos de areia para gato

Uma das formas de facilitar o processo de limpeza da caixa de areia do seu gato é escolhendo um tipo de areia que sinta que é melhor para a sua limpeza. Existem vários tipos de areia, entre eles:

  • Areia de sílica, uma areia que absorve rapidamente a urina, neutralizando o odor e pode durar até um mês. A areia para gato sílica é composta por um gel que tem alto poder de absorção, daí durar mais tempo. O que sinaliza a necessidade de trocar a areia é a coloração do produto, ficando mais amarela ao absorver a urina.
  • Areia aglomerante, é uma areia com alto poder de absorção, contém uma mistura de argilas que transforma a urina do animal em pequenas bolas fáceis de retirar.
  • Substrato de madeira, é feito a partir de aparas de madeira natural, tem uma grande capacidade de absorção e é biodegradável. Com este substrato, a urina transforma-se em pó. Para limpar esta areia deve usar uma pá sem furos diariamente.
  • Areia 100% natural de cevada, é uma areia com origem vegetal, biodegradável e conta com a ausência de químicos. Esta areia tem um alto poder de absorção.

Agora que já sabe como limpar a areia do gato está na hora de colocar os seus conhecimentos em prática e procurar estabelecer uma rotina de limpeza para a areia do seu gato.

 

 

Deixe um comentário