Síndrome do Gato Paraquedista: o que é, como agir e evitar

Já ouviu dizer que os gatos caem sempre de pé? Acontece muitas vezes, mas não significa que seja uma regra. A síndrome do gato paraquedista prova isso mesmo.

 

Síndrome do Gato Paraquedista: o que é, como agir e evitar

 

O que é a Síndrome do Gato Paraquedista?

A síndrome do gato paraquedista aplica-se às lesões provocadas em gatos que sofram de quedas de uma grande altura. A distância destas quedas pode ser desde um primeiro a um quarto andar de um prédio. Nesta queda, o seu gato pode acabar por não cair em pé e esta síndrome é um motivo frequente das idas ao veterinário.

No entanto, o facto dos gatos caírem de pé não é totalmente mentira. Os gatos têm tendência a cair sobre as quatro patas por instinto e porque o peso do seu corpo está harmoniosamente distribuído. Porém, esta condição não é infalível. Durante a queda, o seu gato pode não conseguir corrigir a sua postura ou chocar contra obstáculos, o que provoca lesões.

É curioso que as quedas de uma altura inferior a dois andares normalmente são mais graves. Isto acontece porque os gatos têm menos tempo para colocar o seu corpo na posição correta. Essa posição ajuda a reduzir a velocidade da queda e o impacto da colisão com o chão.

Estas quedas podem acontecer por acidente, escorregar, perder o equilíbrio, através de um susto ou de algo que distraia o seu gato.

 

Perfil do gato paraquedista

Os gatos mais suscetíveis a sofrerem da síndrome do gato paraquedista têm menos de dois anos, afetando mais frequentemente gatos mais jovens. Por outro lado, este acidente pode ser mais frequente em gatos não esterilizados. Isto acontece devido aos comportamentos próprios do cio, que podem favorecer uma queda.

No entanto, nenhum gato está totalmente a salvo de cair e a prevenção será sempre a melhor solução.

 

Síndrome do Gato Paraquedista: o que é, como agir e evitar

 

Como agir caso o seu gato caia de uma janela ou varanda

Os traumatismos ou lesões causadas por este tipo de quedas afetam, principalmente, a cabeça, a coluna vertebral, o tórax e o abdómen. Assim, se a altura da queda for considerável, e mesmo que não observe lesões, recolha o seu gato com cuidado. De seguida, envolva-o numa manta ou toalha e leve-o imediatamente ao veterinário.

Os tratamentos dependem de cada caso, devido aos diferentes tipos de lesões que possa causar. A análise e o diagnóstico do seu gato devem ser feitos pelo veterinário o mais rápido possível para poder iniciar o seu tratamento.

Se o seu gato sair ileso, a experiência não deixa de ser muito assustadora. É natural que, após a queda, o seu gato passe dois ou três dias escondido.  É necessário dar-lhe tempo para recuperar sem qualquer pressão. Deste modo, o seu gato irá retomar o seu comportamento habitual.

 

Como evitar Síndrome do Gato Paraquedista

A melhor maneira de proteger o seu gato é evitando que possa sofrer lesões. Assim, se o seu gato é novo em casa, procure maneiras de adaptá-lo à nova casa. Isto irá permitir que se habitue melhor ao espaço e às janelas e varandas que possua. Em adição, procure instalar algumas estruturas que mimetizem caçadas da natureza para que o seu gato seja feliz no seu lar e não tenha interesse pelo meio externo.

Além disso, a instalação de redes de proteção nas janelas e varandas é muito importante para evitar as quedas destas estruturas. Assim, o seu gato pode estar na janela ou na varanda sem que se tenha de preocupar.

Síndrome do Gato Paraquedista: o que é, como agir e evitar

 

Deixe um comentário