Saiba quais são os alimentos perigosos para o seu cão e que deverá ter cuidado para este não os ingerir.
Considerados os melhores amigos do Mundo por muitos, os cães são a alegria e a companhia de muitos donos. Embora os vejamos como membros da família, é preciso ter cuidado com o acesso à cozinha e com a comida que tanto gostamos de partilhar com eles, pois existem muitos alimentos perigosos.
É difícil resistir àqueles olhinhos sedutores e ver a baba a escorrer, mas se realmente se preocupa com a saúde, tem de cortar nos alimentos perigosos.
Infelizmente os nossos cães não conseguem distinguir o que é bom ou mau para eles e algo que estamos habituados a comer e nos parece totalmente inofensivo, pode ser perigoso e até mesmo fatal para eles.
Ao conhecermos os alimentos perigosos que são proibidos para eles, podemos retribuir todo o amor que recebemos e protege-los, eliminando da sua dieta e do seu alcance todos os perigos.
LISTA DE 12 ALIMENTOS PERIGOSOS PARA O SEU CÃO
- Uvas
- Passas
- Cebola
- Cebolinho
- Alho
- Abacate
- Chocolate
- Xilitol
- Nozes de macadâmia
- Pão cru
- Álcool
- Sal
1. UVAS E PASSAS
As uvas e passas são bastante perigosas para os animais, podendo causar falência renal, insuficiência hepática, vómitos e diarreia. Uma pequena quantidade pode afetar o seu cão. Não arrisque a vida do seu amigo, mantenha-as longe dele.
2. ALHO, CEBOLA E CEBOLINHO
Costuma cozinhar com estes ingredientes? Caso o seu cão ingira alimentos temperados com estes ingredientes pode ficar com anemia e levar ao aparecimento de sangue na urina. O alho, a cebola e o cebolinho contêm na sua composição uma substância que causa a destruição dos glóbulos vermelhos, podendo afetar gravemente o seu animal, levando a uma transfusão de sangue, em casos de anemia grave.
3. ABACATE
Sempre o viu como um ótimo fruto para si, mas não podemos dizer o mesmo para o seu cão. Os abacates contêm uma substância que embora seja inofensiva para os seres humanos que não são alérgicos, é altamente tóxica para muitos animais. A sua ingestão pode provocar reações como vómitos, diarreia, dificuldades respiratórias e acumulação de fluídos no peito, coração e abdómen.
4. CHOCOLATE
São conhecidos vários acidentes com cães que atacam tablets inteiras de chocolate. Esconda os doces lá de casa, a tentação deles é tão grande como a nossa. O chocolate contém uma substância que mesmo em quantidades reduzidas pode provocar excitação, nervosismo, diarreia, vómitos, paragens cardíacas e convulsões, que podem levar à sua morte.
5. XILITOL
O xilitol é um adoçante natural sem açúcar que pode ser encontrado em pastilhas elásticas, produtos de higiene oral, gomas e alguns doces e bolos. Esta substância pode causar aumento da insulina levando à diminuição dos níveis de açúcar no sangue, podendo causar insuficiência hepatica. Numa fase inicial os sintomas são: vómito, letargia, perda de coordenação no movimento e convulsões.
6. NOZES DE MACADÂMIA
A ingestão deste alimento pode ser fatal para o seu amigo, mesmo em pequenas quantidades. Os sintomas podem ser vómitos, tremores musculares, fraqueza, paralisia dos membros posteriores, aumento da temperatura corporal e da frequência cardíaca. Lembre-se que estas nozes também podem estar em chocolates, agravando os sintomas.
7. PÃO CRU
A ingestão de massa não cozinhada pode ser perigosa para o seu animal. A massa crua ao fermentar e inchar pode provocar a acumulação de gases no sistema digestivo, provocando dores e até mesmo levar à rutura do estômago ou intestinos.
8. ÁLCOOL
Bebidas ou alimentos que contenham álcool são prejudiciais para o seu cão. O álcool pode afetar o fígado e o cérebro do seu amigo, podendo causar vómitos, diarreia, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até morte.
9. SAL
Pode ser tentador mas não é boa ideia partilhar batatas fritas ou alimentos com sal com o seu patudo. O excesso de sal pode provocar sede excessiva e intoxicação com sintomas como vómito, diarreia, tremores, depressão, convulsões, aumento da temperatura corporal, podendo levar à morte.
Se cozinhar para o seu cão, não adicione sal.
Agora que sabe alguns dos alimentos perigosos para o seu amigo, mantenha-os fora do seu alcance. Em caso de ingestão acidental contacte um Médico Veterinário para que possa receber as indicações do que deverá fazer.
Comentários
Nenhum comentário