Cor das gengivas do cão: o que pode querer dizer?

As gengivas são membranas mucosas que estão à volta dos dentes e que podem dar sinais sobre a saúde do seu patudo. A cor da gengiva do seu cão tem normalmente um tom rosado, mas podem mudar de cor. Deve prestar atenção a essa mudança e procurar perceber o que se trata. Neste artigo ficará a saber possíveis significados das mudança de cor das gengivas do seu patudo.

 

Cor da gengiva do cão: o que pode querer dizer?

 

Cor da gengiva azul ou arroxeada

A cor da gengiva azul ou roxa pode representar um problema ligado à quantidade de oxigénio que circula no sangue do seu cão. Doenças relacionadas com as vias respiratórias como pneumonia, insuficiência cardíaca congestiva, tromboembolismo pulmonar, entre outras, podem levar a que verifique esta cor de gengivas.

Gengivas desta cor podem também estar relacionadas com a cinomose, uma doença causada pelo vírus conhecido como Canine Distemper Virus (CDV).

Há doenças respiratórias que não são possíveis de prevenir, mas há muitas delas que podem ser prevenidas simplesmente com a mudança de hábitos. Por exemplo, não fumar perto do seu cão pode diminuir a possibilidade de desenvolver doenças do trato respiratório. Caso verifique que o seu cão está com as gengivas azuis ou arroxeadas, leve-o de imediato ao veterinário para detetar a causa do problema e poder proceder a um tratamento eficaz.

Cor da gengiva rosa clara ou branca

As gengivas do seu cão podem também apresentar um cor de rosa mais claro ou até pode ficar branca. Estas cores podem estar associadas à falta de hemoglobina no sangue, ou seja, falta de glóbulos vermelhos. Esta falta de hemoglobina dá-se em consequência de uma condição anémica da qual o patudo possa estar a sofrer. Além da anemia, o trauma também pode causar perdas de sangue, assim como uma hemorragia ativa, o que vai alterar a cor da gengiva.

Todavia, é necessário ter em conta que a cor da gengiva de cães mais novos e filhotes pode ser mais clara do que a cor da gengiva de cães adultos. Este facto pode até criar um termo de comparação entre a cor natural da gengiva do cão adulto e a cor que a gengiva desse cão adulto não deveria apresentar. Se as gengivas de um cão adulto estiverem iguais às de um cachorro, já poderá indicar algum problema.

É uma condição  muito difícil de prevenir, deve-se dirigir a um médico veterinário imediatamente para procurar identificar a causa da anemia no seu cão. Em caso de hemorragia, pode ser necessária uma transfusão de sangue.

 

Cor da gengiva do cão: o que pode querer dizer?

 

Cor da gengiva vermelha

Se a cor das gengivas for muito vermelha ou tiver um tom rosa brilhante, pode significar que o seu cão está sobreaquecido ou que tem algum tipo de infeção ou inflamação. Dentro das infeções e inflamações que o seu patudo pode ter, pode se vir a verificar que o seu cão tem estomatite, gengivite ou outras doenças do género. Estas infeções fazem com que as gengivas do cão fiquem superaquecidas mais facilmente.

Quanto ao cão estar sobreaquecido, as gengivas desta cor podem indicar também insolação, com a adição do cão num estado ofegante. Por outro lado, esta cor também poderá significar que o seu cão foi envenenado, principalmente por substâncias como monócitos de carbono.

Há ainda outro fenómeno que pode acontecer relacionado com a cor das gengivas do seu cão, que passa pelo aparecimento de pequenos pontos vermelhos nas gengivas, sendo estes micro sangramentos, que podem surgir com problemas de coagulação, como coagulação intravascular disseminada ou insuficiência hepática.

Como prevenção apenas pode procurar manter o cão à temperatura normal do corpo, refrescá-lo e ter cuidados dentários regulares para evitar que haja infeções e inflamações, como a limpeza, extração dentária se necessário, medicamentes e, por vezes, tratamentos a laser com terapia a frio, principalmente para tratamentos de sangramentos.

 

Cor da gengiva amarelada

A coloração amarela das gengivas do seu cão, também conhecida como icterícia, está associada ao aumento da bilirrubina, substância produzida pelo fígado. O aumento desta substância está normalmente associado a alguma doença que envolva problemas no fígado e glóbulos vermelhos.

Doenças como a leptospirose caninaintoxicação por medicamentos, doenças hepáticas, anemias hemolíticas e outras patologias podem levar à icterícia, esta coloração amarelada das gengivas. A prevenção está relacionada com a própria doença que é diagnosticada e assim que verificar que as gengivas do seu cão estão desta cor deve procurar o médico veterinário do seu patudo o mais rápido possível.

 

Cor da gengiva do cão: o que pode querer dizer?

 

Gengivas pretas

Há exceção de raças que já tenham as gengivas pretas como característica, esta cor de gengivas não é normal na maioria dos patudos. Se a gengiva normalmente for rosa e estiver maioritariamente preta, isso indica uma emergência e é necessário cuidados veterinários de imediato. Dependendo do diagnóstico do seu cão, poderá até de precisar de ser internado até estar estabilizado. Um caso destes pode ameaçar a vida do patudo.

No entanto, por vezes, o cão só terá as gengivas pretas em certas áreas e isso pode estar associado a uma coloração normal, porque os cães têm pigmentos que podem escurecer nas gengivas e língua. Porém, há ainda outros casos em que o escurecimento é à volta dos dentes e pode indicar um problema dentário.

Nestes casos a prevenção depende do diagnóstico do patudo, é necessário levá-lo de imediato ao veterinário. Se a zona escurecida for à volta dos dentes, a prevenção passa por melhores cuidados dentários.

 

Gengivas escuras e inchadas

Se a gengiva começar a escurecer e a inchar, pode indicar que geralmente estamos perante uma doença maligna. Nestes casos deve se dirigir ao veterinário o mais rápido possível, para que possa avaliar o caso e dar um diagnóstico rapidamente.

Infelizmente muitas desta situações podem  estar associadas a doenças como o cancro, uma doença que não tem propriamente uma prevenção.

 

Cor da gengiva do cão: o que pode querer dizer?

 

Assim fica a saber que deve estar atento às gengivas do seu patudo e que elas lhe podem dizer muito sobre o seu estado de saúde e os possíveis problemas que possa ter apenas pela coloração da sua boca.

 

 

 

Deixe um comentário