Munchkin, o gato anão – Fica a saber tudo sobre a raça

A raça Munchkin corresponde ao famoso gato anão, com patas mais curtas e pequeno porte. Os  Munchkin são uma raça relativamente recente e têm certas características específicas. Estes gatos são muito dóceis, obedecem facilmente a comandos e têm mais energia do que podem aparentar. Fica a saber tudo sobre esta raça!

 

Munchkin, o gato anão - Fica a saber tudo sobre a raça

 

Características do Munchkin

Nome científico: Felis catus

Origem: EUA

Porte: Pequeno

Altura: 17  23 cm

Peso: 2 a 4 kg

Esperança média de vida: 10 a 15 anos

Agressividade: Baixa

Atividade física: Alta

Cor: Variadas, desde o preto ao branco

Treino e Aprendizagem: Alta

Pelagem: Média, felpuda e sedosa

 

Origem e História

A raça Munchkin ficou conhecida no século XX, no entanto, a Segunda Guerra Mundial acabou por fazer com que estes patudos fossem um pouco esquecidos. Anos mais tarde, a raça acabou por reaparecer em  Inglaterra, a 1930, e no no ano de 1950 em Volgogrado, uma cidade da Rússia, que na altura tinha o nome de Estalinegrado. Apesar destas aparições noutros países, a origem oficial desta raça prende-se aos Estados Unidos da América.

Foi nos EUA, na década de 1980, que Sandra Hochenedel adotou uma gata com as pernas curtas e na maioria das suas ninhadas os filhotes nasciam com a mesma característica. Uma amiga da dona acabou por também adotar um gato macho de pernas curtas e assim terá se expandido esta raça nos EUA. Em 1991 foi apresentado o primeiro gato Munchkin no Madison Square Garden em Nova Iorque e em 1994 a Associação Internacional de Gatos (TICA – The Internacional Cat Association), reconheceu a raça e o programa de criação. A partir de 2003 esta raça foi admitida em campeonatos.

Porém, há quem não considere os felinos Munchkin como pertencentes a uma raça, defendendo que é uma deformidade hereditária e que pode causar problemas de saúde aos animais. Todavia, alguns criadores e veterinários acabam por discordar, afirmando que é uma raça que nasce saudável e que é pouco suscetível  a doenças durante a sua vida.

No Reino Unido a raça foi eliminada e não é reconhecida pelo principal Clube de Felinicultura Britânico, nem pelo FIFe (Federação Internacional Felina). A falta de reconhecimento por parte destas organizações deve-se principalmente à preocupação face a doenças que possam provir desta mutação genética.

 

Munchkin, o gato anão - Fica a saber tudo sobre a raça

 

Personalidade dos Munchkin 

Os gatos anões são carinhosos e calmos, mas, por outro lado, também são bastante sociáveis e brincalhões. Apesar de parecerem mais frágeis pelas suas pernas curtas, estes felinos gostam de se exercitar, correr e brincar, podendo ser extremamente rápidos e bons trepadores. Um investimento num bom arranhador é uma boa ideia quando se tem um Munchkin.

Estes gatos são bem curiosos, podendo encontrar o seu felino várias vezes de pé, para procurar ver melhor o que se passa à sua volta. Além disso, é um gato que gosta de viver em família e até com crianças ou outros animais de estimação. No entanto, mesmo dando-se muito bem com crianças, é natural que a criança que brinque com o gato deva entender que ele tem o seu ritmo e não deve forçar a brincadeira.

Os Munchkin acabam por ser muito ligados ao dono, apreciando imenso a sua companhia. A sua inteligência permite que percebam comandos facilmente, o que torna a possibilidade de os treinar mais simples. Todavia, esta inteligência precisa de uma maior atenção, já que o felino pode procurar explorar a casa e acabar em sítios onde não consegue sair, devido à sua fisionomia. Quando há outros gatos em casa que não têm as patas curtas, isto também pode acontecer por via da imitação. Sendo um gato que tem uma fisionomia que limita um pouco a sua acessibilidade, o Munchkin é um gato que não deve sair à rua sozinho.

Tendo em conta que é um patudo brincalhão e curioso, os donos devem interagir várias vezes. Deve também mudar os brinquedos do animal para continuar a estimular a sua curiosidade, a sua inteligência e mantê-los felizes. Todas estas características da personalidade do Munchkin poderão variar de gato para gato. Porém, estes são os vários aspetos que pode esperar da personalidade do seu gato.

Problemas de Saúde

A Associação Internacional de Gatos, afirma que as pernas mais curtas desta raça não têm um impacto negativo na sua saúde. No entanto, muitos críticos afirmam que esta condição pode representar menos mobilidade e problemas futuros nas costas do patudo. A verdade é que os Munchkin apresentam muitas vezes uma alteração na curvatura da coluna vertebral, uma condição conhecida como lordose. Todavia, não há ainda uma relação direta entre esta condição e as pernas curtas deste patudo. Infelizmente, a lordose pode significar uma menor esperança média de vida dos animais, mas nem todos os gatos da raça Munchkin desenvolvem esta patologia.

Os felinos da raça Munchkin nascem saudáveis, sem quaisquer problemas de saúde, tal como qualquer outro gato. Quando nascem, maioria não tem deformidades na coluna, quadril ou articulações. Porém, mesmo não havendo uma causa direta de problemas de saúde com as suas patas curtas, estes animais sofrem de acondroplasia genética e pode realmente causar problemas ósseos. Caso repare que o seu gato parece estar a mancar um pouco, leve-o ao veterinário imediatamente.

Estes gatos também não apresentam facilidade em engordar, mas é importante ter atenção à sua alimentação. Um felino desta raça com excesso de peso pode passar por várias dificuldades, tendo umas patas tão curtas. Por vezes, estes felinos podem parecer mais gordos, mas não quer dizer que estejam com obesidade, é uma ilusão relacionada com o seu tamanho e o peso distribuído pelo tronco. É necessário, como no caso de maioria dos gatos, levá-los ao veterinário com regularidade para ver se está tudo bem, verificar as suas vacinas, fazer controlo parasitário e exames de saúde anuais.

 

Munchkin, o gato anão - Fica a saber tudo sobre a raça

 

Cuidados e alimentação

Escovar o pêlo do seu Munchkin com frequência é aconselhado, para que evite a formação de nós, mesmo que dependa do tipo de pêlo do seu gato, que pode ir de curto a semi-longo. Este processo de escovar acaba por aumentar a ligação entre si e o seu patudo, algo essencial para que o seu gato confie mais em si. Para além disso, a fisionomia do Munchkin não o permite ser tão autónomo no tratamento do seu pêlo, portanto precisam de ajuda, principalmente aqueles que têm uma pelagem mais longa.

Como já foi mencionado anteriormente, estes gatos são excelentes trepadores e irão afiar as unhas. Assim, é essencial que tenha um arranhador em casa, o que também contribui para preservar os seus sofás.

No que toca a higiene oral, depende bastante da alimentação. Procure dar uma ração de alta qualidade, misturando até comida seca com húmida. A ração húmida de qualidade pode evitar doenças urinárias e renais. Ao dar apenas um pouco de cada vez, evita também o excesso de peso, já que a comida húmida tem menos calorias do que a seca.  Deve evitar o excesso de peso em qualquer animal, principalmente nesta raça, já que têm umas patas mais curtas e pode ser muito prejudicial para eles. A quantidade de comida e a proporção nutricional irão depender da idade do seu gato e do seu estilo de vida.

Além de prestar atenção à alimentação, procure tentar escovar os dentes do seu gato pelo menos uma vez por semana para evitar inflamações, perda de dentes precoce e tártaro. Há petiscos para limpeza e soluções para a boca que podem ajudar.

Tal como todos os gatos, é necessário levar o seu patudo pelo menos uma vez por ano ao veterinário, para ter a vacinação e desparasitações em dia e fazer um diagnóstico de rotina.

Estes gatos têm dificuldade em saltar, portanto procure deixar a comida e a caixa de areia do seu gato num local acessível. Além disso, se tiver mais gatos em casa, verifique que se dão bem com o seu Munchkin, já que em caso de briga, ele estará em desvantagem.

Curiosidades

  • O nome desta raça faz alusão às pessoas de baixa estatura de O Feiticeiro de Oz de 1939, os chamados Munchkins.
  • O valor médio de um gato da raça Munchkin ronda os 470€ a 960€.
  • O Munchkin é um gato conhecido por adorar coisas brilhantes e escondê-las.
  • Existem gatos que não têm as pernas curtas, mas que podem ter o gene. Um gatinho nasce com as pernas curtas quando os progenitores têm o gene.
  • Esta raça tem as patas curtas, no entanto, as traseiras são mais longas do que as da frente.
  • Em 2013, um gato de raça Munchkin, o Lilieput, foi considerado pelo Guiness World Records o felino mais baixo do mundo, medindo apenas 5,25cm de altura.

Munchkin, o gato anão - Fica a saber tudo sobre a raça

 

 

Deixe um comentário