Os gatos-bravos-de-patas-negras são considerados os felinos mais mortíferos do mundo, mas porquê? Conheça tudo sobre este felino!
Características do gato-bravo-de-patas-negras
Nome científico: Felis nigripes
Origem: África
Porte: Pequeno
Altura: 25 cm
Estado de Conservação: Vulnerável
Peso: 1-2 kg
Esperança média de vida: 10 anos
Período de Gestação: 63 – 68 dias
Agressividade: Alta, predador
Cor: mistura de preto, castanho e cinza
Estilo de vida e Personalidade
Com pequenas pintas ou listras pretas e pelos mais claros, os gatos-bravos-de-patas-negras, são os pequenos e selvagens felinos espalhados pelos desertos da África.
O seu habitat natural são áreas muito quentes e secas e são capazes de se camuflar entre a vegetação seca dos desertos, principalmente à noite.
Estes gatos, vivem em tocas subterrâneas de lebres, onde criam os seus filhotes durante o ano. São uma espécie selvagem, não domesticável e não sociável com humanos. Par além disso, possuem um estilo de vida muito solitário.
Vivem em desertos e a sua maior habilidade é a caça. Logo, retê-lo fora do seu habitat comum. não é o mais adequado
Além de ser um ótimo caçador, o gato-bravo-de-patas-negras também é muito bom atleta, principalmente na corrida. Estes gatos podem percorrer mais de 30km durante as suas caçadas, e normalmente têm sucesso em 60% delas.
São animais noturnos, antissociais e pouco observados e estão entre os felinos mais pequenos do mundo.
Tamanho do gato-bravo-de-patas-negras
Estes felinos são considerados os gatos mais pequenos do mundo. Medindo entre 35 a 52 cm de comprimento, 20 cm de altura e pesam, em média, 2 kg. As fêmeas são normalmente mais pequenas menores e pesam cerca de 1,5 kg.
Alimentação do gato-bravo-de-patas-negras
O seu tamanho não é proporcional ao seu apetite. Este felino pode consumir até 14 roedores ou pássaros por noite, o que lhe concede o título do felino mais mortífero do mundo.
Obviamente, os gatos-bravos-de-patas-negras não simbolizam perigo para animais de grande porte, como gazelas, porém, a sua alta taxa de sucesso nas caçadas e a quantidade de assassinatos por noite transformam-no, oficialmente, no felino mais mortífero que existe na Terra.
Por fim, um dos motivos que leva o gato selvagem a alimentar-se de tantas vítimas, deve-se a possuir um metabolismo muito rápido, e, portanto, sente mais fome e caça com maior frequência
Risco de extinção do gato-bravo-de-patas-negras
A expectativa de vida dos gatos-bravos-de-patas-negras é curta devido à biodiversidade. Em África, este animal é uma presa fácil para cobras e aves de rapina.
Assim, em média, eles vivem entre 7 e 10 anos na natureza. E em cativeiro, mediante cuidados médicos, podem viver até 13 anos.
No entanto, desde 2002, os gatos-bravos-de-patas-negras são considerados vulneráveis pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e, atualmente, estão em alto risco de extinção e por esse motivo, são considerados felinos raros.
Comentários
Nenhum comentário