Sabe qual é felino mais mortífero do mundo?

Os gatos-bravos-de-patas-negras são considerados os felinos mais mortíferos do mundo, mas porquê? Conheça tudo sobre este felino!

gato-bravo-de-patas-negras

Características do gato-bravo-de-patas-negras


Nome científico: Felis nigripes

Origem: África

Porte: Pequeno

Altura: 25 cm

Estado de Conservação: Vulnerável

Peso: 1-2 kg

Esperança média de vida: 10 anos

Período de Gestação: 63 – 68 dias

Agressividade: Alta, predador

Cor: mistura de preto, castanho e cinza

Estilo de vida e Personalidade


Felis nigripes

Com pequenas pintas ou listras pretas e pelos mais claros, os gatos-bravos-de-patas-negras, são os pequenos e selvagens felinos espalhados pelos desertos da África.

O seu habitat natural são áreas muito quentes e secas e são capazes de se camuflar entre a vegetação seca dos desertos, principalmente à noite.

Estes gatos, vivem em tocas subterrâneas de lebres, onde criam os seus filhotes durante o ano. São uma espécie selvagem, não domesticável e não sociável com humanos. Par além disso, possuem um estilo de vida muito solitário.

Vivem em desertos e a sua maior habilidade é a caça. Logo, retê-lo fora do seu habitat comum. não é o mais adequado

Além de ser um ótimo caçador, o gato-bravo-de-patas-negras também é muito bom atleta, principalmente na corrida. Estes gatos podem percorrer mais de 30km durante as suas caçadas, e normalmente têm sucesso em 60% delas.

São animais noturnos, antissociais e pouco observados e estão entre os felinos mais pequenos do mundo.

Tamanho do gato-bravo-de-patas-negras


pequene gato-preto-de-patas-negras

Estes felinos são considerados os  gatos mais pequenos do mundo. Medindo entre 35 a 52 cm de comprimento, 20 cm de altura e pesam, em média, 2 kg. As fêmeas são normalmente mais pequenas menores e pesam cerca de 1,5 kg.

Alimentação do gato-bravo-de-patas-negras


gato-preto-de-patas-negras chateado

O seu tamanho não é proporcional ao seu apetite. Este felino pode consumir até 14 roedores ou pássaros por noite, o que lhe concede o título do felino mais mortífero do mundo.

Obviamente, os gatos-bravos-de-patas-negras não simbolizam perigo para animais de grande porte, como gazelas, porém, a sua alta taxa de sucesso nas caçadas e a quantidade de assassinatos por noite transformam-no, oficialmente, no felino mais mortífero que existe na Terra.

Por fim, um dos motivos que leva o gato selvagem a alimentar-se de tantas vítimas, deve-se a possuir um metabolismo muito rápido, e, portanto, sente mais fome e caça com maior frequência

Risco de extinção do gato-bravo-de-patas-negras


dois gatos-bravos-de-patas-negras

A expectativa de vida dos gatos-bravos-de-patas-negras é curta devido à biodiversidade. Em África, este animal é uma presa fácil para cobras e aves de rapina.

Assim, em média, eles vivem entre 7 e 10 anos na natureza. E em cativeiro, mediante cuidados médicos, podem viver até 13 anos.

No entanto, desde 2002, os gatos-bravos-de-patas-negras são considerados vulneráveis pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e, atualmente, estão em alto risco de extinção e por esse motivo, são considerados felinos raros.

Deixe um comentário