Descubra que idade teria o seu cão se fosse humano

Julga que cada ano do seu cão, representa sete anos de vida humana? Isso pode não ser verdade! Descubra aqui, que idade teria o seu cão, se fosse humano.

 

Idade humana dos cães


A idade de um cão é uma incógnita que existe há bastante tempo.

Muito já foi analisado e estudado sobre como descobrir a idade dos cães, e mesmo assim, ainda é muito difícil concluir a correspondência entre anos caninos e humanos.

Isto explica-se, principalmente, porque os cachorros são a espécie de mamífero mais diversa do planeta, e possuem características muito diferentes (formato, tipos de pelagem, porte) o que pode ser indício de que o seu organismo funciona de formas diferentes.

Porém, todos sabemos que os nossos amigos de quatro patas vivem menos que os humanos e, portanto, envelhecem mais rápido.

Crescimento dos cães


 

O crescimento dos cães não é linear e constante e varia muito consoante o porte do animal e as alturas da sua vida. Um cão de porte pequeno cresce mais devagar do que um cão de porte grande, e, as maiores espécies caninas podem inclusive integrar o período idoso, com apenas 5 anos.

O maior crescimento destes patudos verifica-se nos dois primeiros anos. Há uma alteração notória e rápida não só no seu aspeto, mas também no seu comportamento.

Quando comparado com a vida humana, este crescimento não se assemelha, minimamente, ao crescimento de um bebé nos seus primeiros dois anos de vida.

Para além disso, após os dois primeiros anos, este envelhecimento diminui gradualmente, ao contrário do bebé que se desenvolve cada vez mais.

Assim, mesmo não havendo evidências concretas da melhor forma para descobrir a idade de um cachorro, a Zoowish separou informações importantes sobre o tema.

Um ano do cão equivale a sete anos humanos?


 

 

No passado, a forma mais prática e fácil de calcular a idade do cão era a proporção 1 para 7, ou seja, para cada ano do cão eram considerados sete anos humanos. No entanto, essa forma de calcular não passa de um mito.

O avanço da medicina veterinária, defende que para além do envelhecimento dos cães não ser igual para todos, o número de anos de vida dos cães aumentou, e atualmente, é comum encontrar cães que atingem os 20 anos de idade.

Logo, se esses números fossem multiplicados por 7, de acordo com a proporção 1/7, existiriam cães com idades entre 105 e os 140 anos, isto é, com mais idade do que qualquer ser humano que já viveu.

Assim, a ideia de que cada ano canino equivale a 7 anos humanos é refutada!

Cálculo da idade do cão


Tal como relatado anteriormente, saber a idade de cachorro não é uma tarefa fácil.

Porém, para perceber a idade dos cães, de uma forma mais aproximada à realidade, alguns investigadores desenvolveram uma tabela que divide os cães por categoria de idade fases de vida, e demonstra qual a sua possível idade humana.

 

Tabela Idade cães Zoowish

Assim, é possível compreender que a idade dos cães não é homogénea em todas as raças e portes. E, por isso, acompanhar a mudança no crescimento do seu patudo e comparar a sua idade em relação aos humanos pode ajudar o tutor a compreender a fase de vida e as suas necessidades.

Deixe um comentário