Como treinar o meu gato? Saiba mais

Qualquer animal pode ser treinado. É, no entanto, fundamental usar a técnica mais adequada para cada um, de acordo com as suas capacidades e os seus padrões de comportamento. Por isso, selecionámos algumas dicas de como treinar um gato!

gato a brincar

 

Ao contrário do que muitos pensam, treinar um gato é possível!
Desde que o treino seja realizado com muita paciência, afeto, diversão, recompensas e compreensão, e sejam usadas as técnicas corretas.

 

Treinar um gato:


filhote de gato brinca com brinquedo do rato - gato imagens e fotografias de stock

O treino é muito importante para que os pets mantenham uma vida mais disciplinada e feliz.

No entanto, quando se fala em treinar um gato, muitas pessoas ficam reticentes, porque os gatos são frequentemente identificados como teimosos, independentes, desobedientes e não muito inteligentes. Mas tudo isto é um mito ou uma generalização aplicada pela sociedade.

Afinal, os gatos são muito inteligentes e possuem uma grande capacidade de aprendizagem, e como tal, treiná-los não será uma tarefa muito difícil.

É principalmente através de comandos básicos, e exercícios simples que se ensina os gatos a usar a caixa de areia e a evitar arranhadelas no sofá.

Porém, é preciso ter em atenção que os gatos não respondem bem aos castigos. Estes felinos não associam o castigo ao seu comportamento negativo.
Por isso, repreender o seu pet quando não acata uma ordem, pode provocar stress e ansiedade, e resultar num desvio do objetivo pretendido.

A técnica mais utilizada para treinar gatos, é muito conhecida na psicologia comportamental, e designa-se reforço positivo. Esta técnica consiste na recompensa (através de biscoitos, ração, snacks e carinhos) cada vez que o seu pet possui um comportamento positivo ou demonstra progressos na aprendizagem das tarefas.

Para além disso, os treinos devem ser curtos (cerca de 10 minutos) e podem ser repetidos várias vezes ao dia.

Benefícios de treinar um gato:


gato a arranhar sofá

O treino oferece uma série de benefícios tanto para o tutor quanto para o animal.
Para além de corrigir comportamentos inadequados, principalmente dos gatos mais agressivos, pode também melhorar a comunicação com o pet, reduzindo o stress e a ansiedade, e contribuindo, assim, para uma melhor convivência e relação com o tutor.

Exemplos de comandos para treinar um gato:


gato sentado

Os comandos principais ensinados no treino básico são:

  • Ensinar o nome;
  • Responder à chamada;
  • Sentar-se/deitar-se;
  • Apanhar um brinquedo;
  • Proibir ações indesejadas

Caso não responda ao treino:


gato a dormir

Os gatos têm uma personalidade forte, e nem sempre se conseguem adaptar a essas práticas e ignorar a vontade própria.

Assim, é possível que mesmo com muito esforço, o seu pet não aprenda nenhum comando, e não se verifiquem progressos.

Porém, isto não significa que haja algo de errado com o animal. Ele pode demorar mais tempo, ou precisar de uma ajuda mais profissional e nesses casos pode procurar um treinador perto da sua zona de residência que lhe ajude nesse processo.

Deixe um comentário