8 dicas para ensinar o cachorro a fazer as necessidades

A chegada de um cachorro a casa é bastante entusiasmante. Com ela vêm as primeiras preocupações e todas as dicas para ensinar o seu cachorro são essenciais para esta nova etapa.

 

dicas para ensinar o cachorro

 

Queremos manter a casa limpa mas torna-se difícil com o cachorro a eliminar em qualquer sítio.

Numa fase inicial o cachorro vai defecar e urinar frequentemente em qualquer lado, sem se preocupar com o local onde o faz. Lá vamos nós de esfregona e balde atrás para onde quer que ele vá. Inevitavelmente a paciência pode começar a esgotar-se.

É importante que se lembre que o cachorro está numa fase imatura da sua vida. Ainda está a aprender e a receber muita informação nova, devendo ter em conta as dicas para o ensinar da melhor forma.

Não caia na tentação de ensinar ao cachorro que urinar e defecar é algo errado, levando-o a sofrer um castigo físico ou psicológico.

Ao esfregar-lhe o nariz na urina ou a repreende-lo fisicamente vai deixá-lo confuso, desorientado e frustrado.

 

Todo o treino deve basear-se no reforço positivo, premiando o cão quando manifesta um comportamento desejável e ignorando os comportamentos que achamos incorretos.

 

Não se esqueça: tenha paciência, seja persistente, dedicado e não desista!

 

ALGUMAS DICAS PARA ENSINAR O CACHORRO NESTA ETAPA


dicas para ensinar o cachorro

 

  • Quando levar o cachorro para casa, defina um local de eliminação de fácil acesso e longe do sítio de descanso e alimentação.
  • Proteja e delimite essa zona com material absorvente. Pode usar absorventes específicos para animais, adquiridos em lojas próprias ou simples folhas de jornal.
  • Para recompensar o cachorro por ter eliminado no local adequado, terá de escolher algo único que o cão adore e que queira muito, mas que apenas recebe nessa situação específica.
  • Para ser mais fácil recompensar no momento certo, esteja atento aos momentos mais frequentes de eliminação:
  1. Ao acordar;
  2. Após a alimentação (a ingestão estimula os movimentos gastrointestinais e a evacuação);
  3. Quando para de forma repentina de brincar e começa a cheirar o espaço que o rodeia;
  4. Quando anda em círculos ou agachando-se.

 

Não deve punir o seu amigo por ter errado

 

  • Nestes momentos pegue no cachorro de forma suave e com calma coloque-o sobre o absorvente. Tente mantê-lo nesse local e repita uma palavra de incentivo e comando, como por exemplo “faz xixi” ou “xixi”.
  • Tenha sempre à mão a recompensa para o caso dele ser bem-sucedido.
  • Quando eliminar fora do local pretendido, não o repreenda, simplesmente ignore-o e não olhe para ele. Limpe o local com calma e naturalidade.
  • Caso o repreenda após a eliminação ter ocorrido, ele não vai perceber, fazendo com que fique ainda mais confuso. Se o apanhar em flagrante e ralhar com ele pode levá-lo a assumir que não lhe é permitido urinar acabando por tentar esconder o comportamento, deixando de eliminar na presença do dono. Este comportamento irá prejudicar a fase de ir à rua uma vez que deixará de eliminar na sua presença pois receia ser repreendido. O cão poderá andar horas na rua e apenas elimina em casa quando se esconde de si.
  • Com o método de reforço positivo e palavras de comando, a passagem para a rua vai ser muito mais fácil. Poderá utilizar a palavra “xixi” que ele vai perceber o que tem de fazer para receber a recompensa.

 

Não se esqueça de seguir as nossas dicas para ensinar o seu cachorro. Caso tenha dificuldades pode consultar um especialista em treino e comportamento animal.

 

Deixe um comentário