Welsh Corgi – Descobre tudo sobre a raça

O Welsh Corgi é uma raça muito popular, sendo a favorita da família real britânica e principalmente da Rainha Elizabeth II, que teve vários cães desta raça durante anos. Tal como as outras raças, o Corgi tem as suas particularidades. Descubra tudo sobre esta raça no nosso artigo.

Welsh Corgi - Descobre tudo sobre a raça

 

Características do Corgi

Nome científico: Canis lupus familiaris

Origem: País de Gales

Porte: Pequeno

Altura: 25 a 30 cm

Peso: 9 a 12 kg

Esperança média de vida: 12 a 14 anos

Agressividade: Baixa

Atividade física: Alta, é um cão energético

Cor: Fulvo, por vezes também com tons de castanho e preto

Treino e Aprendizagem: Alta

Pelagem: Dupla e densa

 

Origem e História

Corgi é uma raça muito antiga e divide-se em dois tipos, o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke, dois cães  muito semelhantes, mas que têm as suas pequenas diferenças. Esta divisão é reconhecida desde 1934 pelo Kennel Club Americano, após a importação da raça para os EUA.

O facto da raça ser já muito antiga e de ter dois tipos de cães, acaba por tornar difícil aferir a origem do Corgi com exatidão. Acredita-se que o Welsh Corgi Cardigan seja originário da Europa Central e foi posteriormente trazido para as montanhas de Cardiganshire, em Gales, no Reino Unido, por volta de 1200 a.C. Nesta região, o Corgi chegou a ter um papel muito protetor da família e até de ajudante na caça. Só mais tarde passou a ter uma função ligada a conduzir o rebanho de ovelhas, gado e outros animais.

Já o Welsh Corgi Pembroke teria surgido por volta de 1107 d.C., em Pembrokeshire, no País de Gales, onde servia como ajudante dos agricultores da região. Suspeita-se que esta variação da raça tenha surgido do cruzamento entre um Welsh Corgi Cardigan e um Spitz Alemão.

No entanto, mesmo com estas diferenças, tanto o Welsh Corgi Cardigan quanto o Welsh Corgi Pembroke tinham as mesmas tarefas, de ajudar os tutores, avisá-los quanto à a presença de estranhos e afastar animais selvagens. No caso de ajudar os tutores, muitas vezes agricultores, ao conduzir um rebanho ou gado, os Corgi tinham a técnica de morder as patas dos animais para fazê-los andar juntos, um instinto que podem ainda hoje.

Nos anos 30 do século passado, a coroa britância adquiriu o seu primeiro Welsh Corgi Pembroke, já que este tem um temperamento tendencialmente mais calmo. Em 1933, o rei inglês, George VI, presenteou as suas filhas com um filhote desta raça, Pembroke, e foi aí que a paixão de Elizabeth II por Corgis começara. A partir dessa época, a popularidade do Welsh Corgi Pembroke estendeu-se além-fronteiras.

Em 1931, cães Welsh Corgi Cardigan foram importados por Robert Bole para Boston, Massachusetts, tornando-os famosos nos Estados Unidos.

 

Welsh Corgi - Descobre tudo sobre a raça

 

Personalidade do Corgi

Os Corgi são cães amorosos, companheiros, obedientes e inteligentes, palavras que definem bem este patudo, independentemente do tipo de Corgi que estamos a falar.

Esta raça adora envolver-se em atividades em família e não estranhe se o seu patudo andar atrás de si pela casa, já que ele adora estar perto de humanos e é muito leal ao seu tutor. Além disso, o Corgi gosta de agradar ao tutor e obedece facilmente, não sendo difícil treiná-lo. O Corgi também costuma conviver muito bem com crianças, criando grandes amizades com os mais pequenos. No entanto, é preciso ter em atenção que eles podem ter uma tendência a morder os tornozelos daqueles que amam, tendo em conta a função dos seus antepassados, que usavam a mordidela como forma de manter os animais juntos enquanto cão pastor. Porém, eles são muito dóceis e tranquilos e é possível evitar que o façam, ao treiná-lo desde cachorros com aulas regulares em que rapidamente aprendem a controlar melhor os seus instintos para um melhor relacionamento com outros animais e pequenos companheiros.

Mesmo sendo um cão tranquilo, tende a estar em alerta ao perigo, já que uma das suas funções no passado era alertar o tutor quando aparecia um animal selvagem ou um desconhecido. Assim, o Corgi acaba por não ser tão extrovertido com outros animais ou humanos desconhecidos, ladrando numa fase inicial, sem ser agressivo. O conhecimento de novas pessoas e animais é um processo para o Corgi, mas depois de baixar a guarda adora brincar.

Por outro lado, o Corgi consegue ser bastante independente, principalmente quando é habituado desde pequenino a não estar acompanhado em todos os momentos. Se for habituado desta maneira, o Corgi até aprecia os seus momentos sozinho e acaba por se comportar mesmo sem supervisão. Todavia, tem de ter em conta que o Corgi é um cão muito energético e que é necessário arranjar atividades para que gaste essa energia ao longo do dia.

Problemas de Saúde

Os Corgis não são cães que têm muitos problemas de saúde, porém é sempre melhor prevenir, o que torna importantes as consultas periódicas para ter a certeza que está sempre tudo bem com o patudo. O Corgi poderá ser suscetível a alterações oftalmológicas, dermatológicas, de coluna, ortopédicas, alergias, surdez e obesidade.

Podem também surgir problemas relacionados com a visão, designadamente o glaucoma, uma doença que poderá levar à cegueira, caso não seja devidamente tratada.

Assim, ao levar o seu patudo ao veterinário, é muito importante que siga as orientações do médico veterinário para evitar que problemas como os mencionados surjam.

 

Welsh Corgi - Descobre tudo sobre a raça

 

Cuidados e alimentação do Corgi

Para poder tratar o seu Corgi da melhor maneira e promover uma vida saudável ao seu cão, há alguns aspetos que deve ter em atenção.

No caso do banho não se deve exagerar na frequência no caso dos Corgis, para não remover os óleos naturais e saudáveis da pele do animal. É óbvio que há sempre exceções, e se o seu cão se sujar devido a uma brincadeira ou algo que se assemelhe, deve dar banho ao seu cão. No caso do Cardigan, a sua pelagem já o protege naturalmente da sujidade e de condições climatéricas, evitando que penetrem na pele e que tenha menos necessidade de tomar banho com frequência.

Ainda devido à sua pelagem, que é mais grossa, o Corgi precisa de ser escovado diariamente, para que não tenha de lidar com uma casa cheia de pêlos de cão, principalmente no inverno e primavera. Para que o seu animal reaja bem, deve habituá-lo desde pequeno a ser escovado, fazendo-lhe carinho ao mesmo tempo para que associe esse momento a algo agradável. Deste modo, faz com que esse momento seja simples e confortável para si e para o seu patudo.

Outro dos cuidados que deve ter com os Corgi é cortar-lhes as unhas, podendo verificar o seu tamanho de 15 em 15 dias, tendo em conta que unhas grandes são sinónimo de mal estar para este patudo. Já no que toca aos dentes, o Corgi, como outros cães, pode sofrer de tártaro, sendo assim necessário escovar os dentes do patudo semanalmente.

As orelhas do Corgi também carecem de cuidados e é boa ideia verificar a região semanalmente para evitar infeções. Deve limpar os ouvidos do seu cão pelo menos uma vez por semana e proceder à limpeza com produtos específicos.

O Corgi é um cão com muita tendência a engordar e, por essa razão, o tutor deve estar muito atento à alimentação. O patudo deve ser habituado a comer refeições balanceadas e nutritivas desde pequeno, com níveis de vitaminas e energia ideais para a raça. Por isso, tenha atenção aos componentes nas embalagens da ração e siga orientações do médico veterinário para saber qual será a melhor alimentação para o seu Corgi.

Por último, deve procurar evitar que o seu Corgi faça esforços que tenham impacto nas suas articulações, como é o caso dos pulos. Como tem as pernas curtas, pode sofrer das articulações mais tarde. Assim, deve ter a cama do seu cão, a alimentação e a água em locais de fácil acesso, sem que seja necessário o  fazer esforço físico. Se for necessário o seu animal se dirigir a sítios mais altos, deve adquirir uma rampa ou até mesmo uma escadinha para o ajudar.

Cachorros

O Corgi adulto tem certas necessidades a nível de gastar a sua energia e atenção. Prepare-se porque um Corgi cachorro, pelo menos no que toca ao Cardigan, vai ter muito energia e querer brincar muito mais. No entanto, como é apenas um cachorro, acaba por se cansar mais rápido e precisar de mais descanso, necessitando de brincadeiras boas para gastar a sua energia, mas que não sejam agitadas demais.

Tal como já foi mencionado, esta fase da vida do é muito importante para o treinar, e, por isso, deve procurar atividades que entretenham o cão, mas que também o eduquem. Claro que nunca pode se esquecer do carinho que ele precisa.

 

Welsh Corgi - Descobre tudo sobre a raça

 

Curiosidades

  • Cão da realeza

A rainha Elizabeth II era apaixonada por esta raça e ao longo da sua vida teve 30 Corgis. A rainha preocupava-se com a continuação da linhagem da raça e fomentava o cruzamento dos cães.

O amor da rainha Elizabeth II por Corgis era tanto que alguns dos seus cães participaram na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, num vídeo em que a rainha “salta” de um helicóptero com o ator Daniel Craig, interpretando o papel de James Bond.

  • Famoso também na televisão e cinema

O Corgi também teve destaque na televisão, através de séries, como Brooklyn 99, onde a personagem Raymond Holt é dono de um patudo da raça, o Cheddar. Já no cinema, os Corgis aparecem em filmes como “A Rainha” e “O Discurso do Rei”.

  • Significado

“Corgi” significa, “cachorro anão” em galês, o idioma falado no País de Gales. Um nome alusivo ao seu tamanho.

  • Cauda

Alguns corgis nascem sem cauda, enquanto outros possuem uma cauda bem curta. Isto deve-se ao passado da raça, já que, quando era um cão pastor, os seus tutores cortavam a ponta das suas caudas para evitar acidentes e impostos, já que um cão sem cauda era um animal de trabalho. Atualmente é proibido cortar a cauda dos patudos.

Deixe um comentário