Gato Sphynx – Descobre tudo sobre a raça

O gato sphynx é um gato sociável e afetuoso, adora ser o centro das atenções e necessita de um dono dedicado. Há quem o adore e quem sente uma certa estranheza no seu aspeto, mas logo se apaixonam pela sua personalidade cativante. Descobre tudo sobre a raça.

gato sphynx branco

Características do Sphynx


Nome científico: Felis catus

Origem: Canadá

Porte: Médio

Altura: 30 – 35 cm

Peso: 3-7 kg

Esperança média de vida: 14 anos

Agressividade: Baixa

Atividade física: Alta, tende a ser muito energético

Cor: preto, vermelho, creme, cinza, branco

Treino e Aprendizagem: Alta

Pelagem:  Fina

 

Origem e História


gatos sphynx bebés

 

Com origem na palavra Esfinge esta raça foi assim chamada pelo fato de sua aparência lembrar a mítica escultura egípcia da Esfinge das Pirâmides de Gizé, no Egipto. Contudo, a raça de gatos Sphynx divide-se entre os Estados Unidos, o Canadá e a Europa.

Em 1966, na cidade de Ontário, no Canadá, uma gata deu à luz uma ninhada de gatinhos totalmente nus.

Porém, o gene que fazia com que estes gatos não tivessem pelo era considerado fatal, por isso, não foi reconhecimento em 1971.

Nos Estados Unidos em 1975, esta raça foi sendo desenvolvida, para poder tornar os gatos mais saudáveis, sem perder o seu aspeto característico.

Durante este processo, 1983, o Sphynx chegou à Holanda, onde um cientista os juntou com a raça de gatos Devon Rex, cruzamento este que deu origem ao gato Sphynx como o conhecemos atualmente.

Finalmente, em 1998 a raça Sphynx ganhou o reconhecimento pela CFA (Associação de Criadores de Gatos) e TICA (Associação Internacional de Gatos) , o que potencializou o desenvolvimento da mesma.

Personalidade do Sphynx


sphynx

 

Conhecidos pelas suas características espertas, ativas, sociáveis, inteligentes e brincalhonas. Ao contrário do que parece, o Sphynx nunca é agressivo.

Adora ser mimado, é bastante afetuoso, leal, e dedicado ao seu dono (características que muitos outros gatos não possuem) pode até se apresentar um tanto possessivo. O Sphynx é um pet que faz questão de estar perto da pessoa a quem é ligado. Por exemplo, é muito comum vê-los a dormir debaixo dos cobertores com os seus donos.

Os Sphynx podem dar-se bem com outros gatos, cães e crianças desde que tenham de ser socializados desde cedo. E apesar do seu aspeto frágil, é um gato muito enérgico cujo pode brincar com frequência, e inteligente, o que torna fácil treiná-lo para obedecer.

Problemas de saúde


sphynx no veterinário

 

A raça de gatos Sphynx é uma raça saudável e não é habitual ter grandes problemas de saúde. O único problema que pode vir a surgir é o de pele e variações climáticas, mas são sempre evitáveis desde que o dono trate adequadamente da sua pele.

Embora se pareça delicado e frágil, o Sphynx é um gato atlético e forte. Mas para que se mantenha com saúde, é necessário levá-lo com a regularidade ao veterinário para que se confirme que este se encontra bem e tome as vacinas importantes para a sua saúde.

Cuidados e Alimentação


sphynx a tomar banho

 

O Sphynx, como todos os outros gatos, é capaz de fazer a sua própria higiene, mas devido às suas características necessita de alguns cuidados extras para a sua higiene.

Geralmente, o seu pelo não exige escovagens regulares, mas a sua pele requer cuidados e banhos semanais. Deve ser lavada e escovada no banho todas as semanas. Pois como não tem pelos para absorver a oleosidade produzida para proteger a pele, esta vai-se acumular rapidamente.

Eles possuem muita sensibilidade ao frio, calor e a humidade, daí requer muita atenção e cuidados por parte dos seus tutores.

No inverno, é indispensável que estes tenham uma alimentação energética para poder manter a sua temperatura corporal ligeiramente superior. Durante o verão ou dias mais quentes de Primavera ou Outono, é preciso evitar inteiramente a exposição ao sol, pois têm a probabilidade de sofrer queimaduras.

ALIMENTAÇÃO

Devido a sua falta de pelo que provoca uma maior perda de calor na superfície corporal, é necessária uma dieta energética para poder gerar esse calor. Assim, é essencial fornecer dietas ricas em proteína e calorias que possam ser convertidas em calor pelo corpo, existem várias rações especiais para gatos sem pelo. É importante também, ter sempre água limpa e fresca a tacinha do gato.

Dicas para socialização e bem-estar dos Sphynx


sphynx e cão abraçados

 

Como já referido, os Sphynx dão-se muito bem com outros gatos, cães e crianças desde que tenham de ser socializados desde cedo.

Alguns gatos, para serem bem socializados necessitam da companhia de pelo menos mais um animal de estimação para se sentirem totalmente felizes e seguros. E nesta caso, a melhor opção é também um Sphynx ou outro gato que também tenha uma personalidade afetuosa.

E como qualquer gato, o seu Sphynx também precisa de atividades regulares e variadas, por exemplo, os brinquedos de inteligência, entre outros são uma excelente alternativa para estimular e manter o seu gato contente.

Se quiser também que o seu patudo experimente a vida no exterior de casa, é aconselhável que seja na sua varanda. Pois, o seu aspeto fora do comum, a sua simpatia natural e a confiança nas pessoas tornam-nos presas fáceis para ladrões.

Por isso, disponibilize um espaço seguro para ele na sua varanda, e assim, que estiver bom tempo ele pode desfrutar do ar fresco sempre que quiser.

O mais importante para um dono de um gato Sphynx é estar preparado para tratar da higiene deste gato todos os dias e prestar atenção à sua alimentação no inverno.

Deixe um comentário