Yorkshire Terrier ou Yorkie – Tudo sobre a raça

O Yorkshire Terrier também conhecido por Yorkie é pequeno em tamanho mas grande em personalidade. 

 

Yorkshire Terrier ou Yorkie – Tudo sobre a raça

 

Apresentamos algumas características da raça que ganhou vários fãs pela sua devoção aos donos, o seu look elegante e por se adaptar facilmente à vida em apartamento.

 

CARACTERISTÍCAS YORKSHIRE


Porte: Pequeno

Altura: 22 cm

Peso: até 3,5 kg

Esperança média de vida: 12 a 15 anos

Agressividade: Média

Atividade física: Baixa, mas precisa de gastar energia

Cor: Azul-aço, caramelo, preto e bronze

Pelagem:  Comprida e lisa

Treino e Aprendizagem: Médio

 

PERSONALIDADE YORKSHIRE


Yorkshire Terrier ou Yorkie – Tudo sobre a raça

 

O Yorkshire Terrier é um cão inteligente e seguro de si. É uma combinação de tamanho pequeno e o espirito aventureiro dos Terrier. Tem a personalidade de um cão grande num corpo pequeno, sempre a procurar aventuras e talvez até um pouco de problemas.

A raça apresenta uma variedade de personalidades. Alguns são meigos e alegres, querendo apenas seguir os passos das pessoas ao longo do dia. Outros são matreiros e extrovertidos. Imponha limites e o seu Yorkshire será uma excelente companhia, mas se o mimar em excesso, tenha cuidado.

Se o treinar desde cachorro terá mais sorte do que se o deixar levar a dele adiante e tentar corrigir maus hábitos mais tarde.

Dado a sua herança Terrier, por vezes são desconfiados com pessoas estranhas e podem ladrar excessivamente ao ouvir barulhos estranhos ou intrusos. Podem também ser agressivos para cães que não conhecem. Para além deste lado, o Yorkshire tem também um lado muito meigo. Precisam de muita atenção e tempo com a sua família, não sendo um cão que suporte bem estar muitas horas sozinho.

Como todos os cães, os Yorkie precisam de uma boa socialização desde cedo, tendo de ter contacto com diferentes pessoas, locais, sons e experiências.

 

SAÚDE YORKSHIRE


Yorkshire Terrier ou Yorkie – Tudo sobre a raça

 

Os Yorkies são geralmente saudáveis, mas tal como em todas as raças, estão predispostos a certas doenças.

Não quer dizer que todos tenham as doenças que iremos mencionar, mas é importante estar atento a determinadas patologias.

Caso pretenda adquirir um cachorro consulte um bom criador que lhe apresente o historial médico e exames dos progenitores.

  • Luxação da patela
  • Atrofia progressiva da retina
  • Shunt porto-sistémico
  • Hipoglicémia
  • Colapso traqueal
  • Espirro invertido
  • Problemas na coluna vertebral
  • Problemas digestivos e diarreias

 

CRIANÇAS E OUTROS ANIMAIS


Yorkshire Terrier ou Yorkie – Tudo sobre a raça

 

Devido ao seu pequeno tamanho, os Yorkshire não são a escolha ideal para famílias com crianças pequenas (menos de 5 a 6 anos). É muito fácil uma criança deixá-lo cair, pisá-lo ou apertá-lo de forma excessiva.

Os Yorkies podem dar-se bem com outros animais, incluindo gatos, embora tenham de ser socializados desde cedo. Podem ser agressivos com animais que não conhecem, não se importando em perseguir e defender-se de animais bem maiores que eles.

Podem tornar-se possessivos com os donos se levar um novo animal para casa. Caso despolete uma luta entre ambos, o seu espirito Terrier, leva-o a querer lutar até à morte. Deve ter muito cuidado ao introduzir um animal novo em casa.

 

DICAS


  • Os Yorkshire podem ser difíceis de treinar em casa sem recurso a especialistas.
  • Devido ao seu tamanho, estrutura delicada e personalidade terrier, o Yorkshire Terrier não é recomendado em casas com crianças pequenas.
  • Alguns Yorkie podem ladrar a qualquer som que ouvem. Treiná-lo desde cedo e de forma consistente poderá ajudar.
  • Os Yorkies podem ter um sistema digestivo delicado e ser caprichosos a comer. Estes problemas em comer podem surgir também caso existam problemas dentários ou nas gengivas.
  • Os Yorkies acham que são cães grandes e sempre que tiverem oportunidade poderão querer iniciar uma briga com outro cão.
  • Têm tendência para manter os seus dentes de leite, sobretudo os caninos, consequentemente pode originar problemas quando os dentes definitivos começam a surgir. Quando o seu cachorro tiver cerca de 5 meses, controle os seus dentes com frequência.

 

ORIGEM YORKSHIRE


O Yorkshire Terrier tem origem em Inglaterra, em Leeds, Yorkshire e Manchester. Existem especialistas que defendem que os Yorkies têm por base o cruzamento de raças como os Scottish Terrier, Black and Tan English Terrier e o Waterside Terrier. Outros apontam cruzamentos que envolvem o Dandie Dinmont, Skye e o Maltês.

Durante a Revolução Industrial, esta raça era utilizada para caçar os ratos nas minas de carvão, sendo animais mais robustos do que são atualmente. No séc. XIX o seu tamanho foi diminuindo começando a aproximar-se da aparência atual.

Deixe um comentário