Socialização de gatos muito tímidos ou medrosos – Lição nº 9

No artigo anterior descrevemos a lição nº 8 para abordar gatos muito tímidos ou medrosos, que consistia levar o gato para uma sala de brincadeiras. Aprenda a lição nº 9.

 

Socialização de gatos tímidos ou medrosos lição nº 9

 

Na lição nº 9 irá tentar passar algum tempo numa sala da vida real.

Não se esqueça de seguir por ordem as lições.

Lições:

  1. Motivar o gato com comida
  2. Dar festinhas usando uma varinha (algo comprido)
  3. Dar festinhas usando uma varinha com escova
  4. Dar festinhas usando a varinha e com uma luva ou mão
  5. Dar festinhas com a luva ou com a mão
  6. Pegar no gato dentro da box
  7. Tirar o gato da box para o seu colo
  8. Passar algum tempo numa área de brincadeiras
  9. Passar algum tempo numa sala da vida real

 

 

LIÇÃO Nº 9 DE SOCIALIZAÇÃO: PASSAR ALGUM TEMPO NUMA SALA DA VIDA REAL


Socialização de gatos tímidos ou medrosos lição nº 9

bestfriends.com

 

 

Passos lição nº 9

  • A sala deve ser preparada para ser igual à vida real. Deverá incluir mobília e outras coisas que o gato encontraria numa casa como, computador, telefone, televisão etc.
  • Embora devam existir alguns sítios onde o gato se possa esconder para testar o seu nível de confiança, esses sítios devem ser escassos.
  • Quando o gato está na sala da vida real, espera-se que se aproxime de si e peça colo e festas. Por exemplo, se estiver sentado e a ler, o gato deverá querer ver o que está a fazer e interagir consigo.
  • Esta sala também deverá promover algumas experiências que o gato ainda não tenha tido, como o som do telefone ou do rádio a tocar. Estes sons podem ser assustadores para um gato que nunca tenha vivido numa casa.
  • Tal como numa casa, esta sala deverá ter alguns sítios onde o gato o possa evitar, como debaixo de uma cadeira ou uma mesa.
  • Teste o seu aprendiz: quando vai procurar o gato, ele não o deve evitar. Se o fizer, talvez não esteja preparado para a sala da vida real.

 

Formação completa e nova casa

Se o seu aprendiz tiver completado todas as lições, está pronto para ir para um novo lar. O gato tem novas capacidades sociais, está pronto para confiar, e já não vive com medo de pessoas ou do que se passa à sua volta.

Deve garantir que os adotantes estão cientes de que deverão manter o gato sob vigia para garantir que não está a regredir. Caso volte a ter medo e a esconder-se das pessoas, deve voltar a ser acompanhado no processo de socialização.

 

Lembre-se que estas lições devem ser executadas por pessoas com formação ou muita experiência em lidar com animais de rua ou com alterações de comportamento.

Caso não seja capaz de lidar com estes animais, contacte um profissional para o auxiliar.

Fonte: bestfriends

Deixe um comentário